A Luscasfilm não vai continuar com a segunda temporada de Star Wars: The Acolyte.
De acordo com fontes do portal Deadline, Star Wars: The Acolyte foi oficialmente cancelado pela Lucasfilm.
Após uma temporada de oito episódios, exclusivo para o serviço de streaming Disney Plus, a história protagonizada por Amandla Stenberg, num papel duplo enquanto Osha e Mae, duas irmãs gémeas em lados opostos da Força, fica-se por aqui, deixando muitas questões em aberto para o futuro das personagens e um “buraco” de mitologia na saga.
Desconhecem-se, para já, as razões para o cancelamento, mas especula-se que se deva ao desempenho abaixo do esperado pela Disney e Lucasfilm, naquele que se tornou num dos projetos mais criticados pelas alas mais intolerantes da comunidade, que iniciaram campanhas de racismo e homofobia contra o elenco e a produção, situações que mereceram a atenção de Stenberg.
A série foi, no entanto, relativamente bem recebida pela crítica, atingindo 78% no Rotten Tomatoes, e a nível de desempenho na plataforma chegou mesmo a ter a maior estreia do ano no Disney Plus, com os dois primeiros episódios a atingirem 4.8 milhões de visualizações, atingindo 11.1 milhões de visualizações nos cinco dias seguintes.
Apesar do cancelamento, a produtora Lesley Headland revelou ter apresentado ideias para uma segunda temporada, na esperança de se concretizar. Algo que poderá ficar mesmo por aqui, ou ser transformado noutro produto. Ainda assim, The Acolyte vale bem a pena ser assistido no Disney Plus, pelas novidades que acrescenta à mitologia da saga, e nem que seja pelas breves paisagens da Madeira, onde a série contou com algumas cenas gravadas.
Produzida por Headland e com Stenberg como cabeça de cartaz, o elenco de The Acolyte contava ainda com um elenco forte, com nomes como Lee Jung-jae, Manny Jacinto, Jodie Turner-Smith, Dafne Keen, Rebecca Henderson, Charlie Barnett, Dean-Charles Chapman e Carrie-Anne Moss.
No que toca a Star Wars, os próximos projetos já garantidos para os próximos tempos são Skeleton Crew em dezembro, Andor 2 em 2025, Ahsoka 2 e, já no cinema, The Mandalorian & Grogu em 2026.