Mas até ver, só a DPD e InPost é que terão comunicado a novidade aos pontos pickup com os quais trabalham.
Desde que a Vinted chegou a Portugal, em junho de 2021, que a nossa vida nunca mais foi a mesma. Afinal de contas, a plataforma criada em em 2008 em Vilnius, na Lituânia, chegava a Portugal após conquistar mais de 45 milhões de utilizadores em 12 países da Europa, Estados Unidos e Canadá. O objetivo era claro: tornar a compra e venda de roupa e acessórios em segunda mão mais acessível através de uma plataforma fácil de usar.
E desde então, seja para ganhar algum dinheiro extra enquanto se esvazia o armário ou apenas para adotar hábitos de consumo mais responsáveis em relação à moda, os portugueses têm vindo a livrar-se de peças que já não usam, ficando depois com duas hipóteses: ou recebem o dinheiro na conta bancária… ou acumulam no saldo vinted, investindo depois noutras coisas na plataforma. Por exemplo, além da moda, o nicho dos livros também vende que é uma maravilha.
Mas com o passar do tempo, os custos foram aumentando na plataforma. É que não só os portes têm ficado cada vez mais caros – ainda recentemente aumentaram mais uns cêntimos -, como ainda temos a taxa de proteção do comprador. No final de contas, essa taxa e o respetivo envio fica mais caro do que o próprio produto em si. E isto tem levado muita gente a desistir da plataforma, tanto que os grupos de Facebook dedicados à Vinted estão inundados de queixas, isto é, uma vez que as “vendas estão fracas”.
Mas há agora uma boa novidade. Segundo o que o Echo Boomer conseguiu apurar, os meses de setembro e outubro prometem ser muito mexidos, uma vez que entrará em vigor uma campanha de portes grátis. Mas calma que não é assim tão simples.
Alguns pontos pickup já terão sido contactados a dar conta de que, em setembro e outubro, as encomendas geridas pela DPD não terão custos de envio. Há também relatos de que a InPost fará o mesmo. Quanto a encomendas enviadas pelos CTT e DHL, não temos (ainda) essa informação.
Contudo, o mais importante a reter é que somente as encomendas nacionais, isto é, de e para Portugal, é que irão usufruir de portes grátis. Portanto, se comprarem algo no estrangeiro, terão na mesma de pagar os custos de envio.
Atualizaremos este artigo assim que os portes grátis estiverem em vigor.