Última versão do sistema operativo da Microsoft continua a traçar o seu caminho.
Até há bem pouco tempo, o Windows 11 ainda perdia participação de mercado, absoluta e especificamente também na Steam. Este período de queda, no entanto, foi seguido por um período de recuperação, e já no início do passado mês de julho os dados eram reconfortantes. Agora que estamos oficialmente em agosto, a tendência positiva aparentemente continua.
Se tivermos em consideração aos dados de final de julho da Statcounter, a última versão do sistema operativo da Microsoft atingiu um marco importante, ultrapassando a barreira dos 30% de participação de mercado pela primeira vez desde o seu lançamento, que aconteceu em outubro de 2021.
A ascensão do Windows 11, como era natural supor, corresponde ao declínio do Windows 10, que no entanto continua a ocupar a maior fatia do bolo, com 64,99% de quota de mercado, registando assim uma perda de 1,6% numa base global. Contudo, trata-se de um declínio natural, tendo em conta que o Windows 10 terminará o seu ciclo de vida dentro de cerca de um ano, sendo por isso natural esperar que os números continuem a diminuir num futuro próximo, até que o Windows 11 assuma o controlo e assuma a liderança.
Windows 11 já conta com mais de 30% de quota de mercado
O mundo dos PCs é grande e feito de transições lentas, estratificadas ao longo do tempo e, portanto, as estatísticas não só ainda incluem o Windows 7 (com uma participação de 3,07%, mesmo crescendo ligeiramente em 0,08%) e o Windows 8.1 com 0,42%, mas também o pedaço da história que é o Windows XP (0,38%).