Depois de injetar milhares de milhões de dólares na empresa, Microsoft agora considera-a um concorrente.
A relação entre a Microsoft e a OpenAI está a evoluir, com a primeira agora a ver a segunda como concorrente quando se trata de inteligência artificial e pesquisas. A empresa fez essa menção no seu relatório para a SEC, a autoridade americana do mercado de ações, depois de publicar os seus mais recentes resultados financeiros.
A Microsoft firmou uma parceria de longo prazo com a OpenAI, onde é fornecedora exclusiva de serviços em nuvem e cujos modelos de IA utiliza em produtos para clientes comerciais e de consumo. A verdade é que a Microsoft é, atualmente, o maior investidor desse empresa, tendo injetado qualquer coisa como 13 milhares de milhões de dólares na empresa que gere o famoso ChatGPT. Mas a partir de agora, a Microsoft identifica a OpenAI como um concorrente em ofertas de IA e em publicidade em pesquisas e notícias. Isso acontece depois de, na semana passada, a dona do ChatGPT ter anunciado um protótipo de um mecanismo de pesquisa chamado SearchGPT, que também vai concorrer com a Google.
Algumas empresas optam por pagar à OpenAI pelo acesso aos seus modelo, enquanto outras optam por passar pelo serviço Azure da Microsoft. Para quem procura uma alternativa ao ChatGPT, o chatbot Copilot da Microsoft também está disponível através do motor de pesquisa Bing e no Windows.
OpenAI procura ganhar posição num mercado muito concorrido
Deveremos realmente esperar um conflito repentino entre a Microsoft e a OpenAI? A resposta é não. A parceria foi estabelecida com o entendimento de que competiriam entre si. Dito isto, o relacionamento pode complicar-se seriamente… mas somente a longo prazo.