A edição deste ano tem como tema central os 50 anos do 25 de abril.
Ao longo dos anos, a Feira de Sant’Iago de Setúbal, que está a decorrer até 4 de agosto, teve mais do que uma morada. Em 2004, a feira saiu da Avenida Luísa Todi, no centro histórico da cidade, tendo-se instalado no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas. E há quem tenha pedido o regresso da feira ao centro da cidade… mas não é isso que irá acontecer.
“Quero hoje aqui garantir-vos que a feira, com todo o peso da sua história, continuará a realizar-se no Parque Sant’Iago, o espaço propositadamente construído para acolher o certame e com capacidade para acolher as muitas centenas de milhares de pessoas que o procuram”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, no primeiro dos 11 dias da edição número 442 do certame.
Para o autarca, o Parque Sant’Iago tem sido melhorado de forma contínua, tendo “boas acessibilidades” e “todas as condições na sua envolvente para disponibilizar estacionamento para os milhares de viaturas dos visitantes, bem como para as dezenas de viaturas pesadas que garantem o apoio logístico a um certame de tão enorme dimensão”. André Martins disse que, quando a feira saiu da Avenida Luísa Todi, mudou “para muito melhor”.
“Em 2004 a feira saiu do centro histórico da cidade porque o centro histórico e a zona ribeirinha precisavam de evoluir, de serem requalificados”, recordou. “A requalificação da frente ribeirinha e a atratividade do centro histórico vão continuar a progredir, como está planeado há mais de uma dezena de anos.”
A edição deste ano da Feira de Sant’Iago, com 50 anos – 25 de Abril como tema central, decorre no Parque Sant’Iago até 4 de agosto, com mais de três dezenas de concertos e cerca de 170 feirantes, dos quais 30 são divertimentos e outras três dezenas são espaços de restauração.
Excesso, Soraia Ramos, Mastiksoul, Badoxa, Supa Squad, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Nininho Vaz Maia são alguns dos artistas que sobem ao Palco Sant’Iago, um dos dois, juntamente com o Palco Encontros, que acolhem o programa musical.
Foto: Câmara Municipal de Setúbal