Frutaria Café – Onde a qualidade dos ingredientes locais faz diferença à mesa

- Publicidade -

E sim, a Frutaria é muito mais do que um café.

Há coisas que é impossível passarem despercebidas. É o caso deste espaço, o Frutaria Café, na baixa lisboeta, que tem um menu de sabores inolvidáveis, ótimas opções de brunch, à base de produtos frescos e naturais, e pratos criativos e consistentes – tudo pela mão de jovens chefs que exercem o melhor dos ofícios ao mais alto nível.

É num ambiente trendy descontraído e luminoso, e a pensar em refeições naturais saborosíssimas, que o Frutaria Café apresenta um novo menu – novo e cheio de surpresas – que está a dar cartas com pratos que se tornam em momentos absolutamente deliciosos.

O Frutaria Café está instalado num rés-do-chão da Lisboa pombalina, à rua dos Fanqueiros (para quem desconhece, um fanqueiro, uma das profissões tradicionais da velha Lisboa, era um lojista que vendia tecidos grossos, mal-acabados). Os nomes desse antigo mundo mantêm-se, é certo, assim como a traça de prédio setecentista levantado após o terramoto de 1755 cujas paredes de taipa e argamassa surgem genuínas, à nossa vista, pintadas de branco, ainda com os seus elementos estruturais bem visíveis.

É num espaço assim, portanto, repleto de história e ao mesmo tempo de estilo claro e descontraído, ao som de uma música ambiente super relaxante e agradável, que os clientes desfrutam do esplendoroso menu e das saborosas novidades do Frutaria Café, a meias, claro está, com a rua luminosa e movimentada, mas gozando de uma confortável tranquilidade em que o indoor está separado do exterior buliçoso da cidade por grandes e grossas janelas.

Brunch de panquecas acompanhado por sumo natural, café ou chá, ovos, sandes e tostas são opções leves, conjuntamente com as saladas, que acaracterizam este menu feito a pensar nos turistas mas também em quem trabalha ali perto, ou se encontra pelas ruas da cidade. Mas não só. Além destas opções, outras, igualmente saborosas, dão a este restaurante um formato flexível e jovial, extremamente atraente para jovens veraneantes.

O novo menu abre-se a todos os gostos e idades, passando pelo naco de novilho, o bife de atum, hambúrgueres, tudo com a presença dos produtos hortícolas frescos e naturais, aliás, como o nome da casa requer. O segredo está na forma de conjugar tudo; está na mão do chef. Numa quinta-feira, tivemos a honra de degustar as maravilhas do chef Ritchie Ludtke apoiado por Luís Martins no capítulo das bebidas (estas, também, de beber e chorar por mais).

Começando por aí, entre a cor forte dos sumos naturais e os atraentes smoothies que vêm para as mesas, optámos por dois cocktails: o Passion Fruit Marguerita, que se revelou uma excelente escolha, pelo paladar intenso do maracujá com o apontamento de sal fino no rebordo da taça, e o Espresso Martini, que tem a sua tónica no sabor a café (um pouco anémico, enfim, talvez apenas uma questão de gosto pessoal). Cafés de vários tipos não faltam, bem como chás, além dos mocktails, essenciais para quem prefere uma boa bebida isenta de álcool. Há, portanto, muito por onde escolher.

Vamos à comida. Quem procura o Frutaria Café para o tradicional Brunch encontrará aí muito boas opções, com menus já desenhados, aos quais se podem acrescentar extras (toppings de diversos sabores, salmão, bacon, pão crocante, granola, fruta fresca, bebidas vegetais e pão sem glúten).

Para começar, temos o Brunch normal, com café ou chá: É servido em tosta em pão rústico com ovos mexidos em cama de pasta de abacate, acompanha com iogurte grego com granola, morangos frescos, banana e mel rosmaninho (pode-se acrescentar bacon na tosta). É, ainda, servido com uma fatia de bolo do dia ou fruta fresca.

O Vegan Brunch consiste num bagel com pasta cremosa de abacate, tofu marinado, tomates secos e folhas de salada ibérica. Acompanha com Overnight de aveia com manga ou maçã, canela e Maple. Termina com fruta fresca.

Como não podia deixar de ser, a carta oferece também as suas especialidades em matéria de Ovos. Começamos por destacar a Avo Toast, comprovadamente uma das mais deliciosas! Compõe-se de uma fatia de pão rústico que recebe uns ovos escalfados sobre uma cama de creme de abacate e abacaxi, com queijo feta e folhas de salada da horta. O travo cítrico do creme por baixo dos ovos e a presença de pó de hortelã tornam este prato, que tanto serve como refeição ligeira, como de entrada para uma refeição mais demorada, tornam esta tosta um verdadeiro pitéu.

Os Shakshuka são escalfados em cremoso molho de tomate com aromas de cominho e ervas frescas, acompanhados com pão crocante. Na modalidade vegan, apresenta-se com cogumelos e espinafres frescos salteados sobre molho cremoso de tomate com aromas de cominho e ervas frescas.

Há também quem prefira ovos mexidos. Nesse caso podem contar com o Bagel Salmão Gravlax sobre queijo creme e ervas frescas que, além dos ditos ovos, leva folhas de salada ibérica e vinagrete de laranja. Não podiam faltar os Benedict, servidos em bolo do caco e sobre bacon estaladiço, com molho holandês caseiro e cebola crocante.

No capítulo de Sandes&Tostas, começa-se pela tosta em pão rústico, com bacon crocante sobre cremoso de abacate, rúcula e tomate. Há a Tosta de frango, também em pão rústico, com peito de frango grelhado servido sobre uma maionese de ervas e lima; e a Tosta de legumes, com legumes grelhados condimentados com tomate secos e molho cremoso de abacate e espinafres baby.

Como não podia deixar de ser, há também uma secção de Panquecas, muito atraente e sedutora. Podemo-nos deliciar, desde logo, com a panqueca dupla recheada com frutos vermelhos. Só a descrição faz crescer água na boca: leva chantilly com cobertura de Ganache de chocolate e morangos.

A panqueca Red Velvet apresenta-se com couli de morango, chantilly vegan com pistachio e, claro, acompanhada de morangos. Uma outra possibilidade é a Créme au citron, uma panqueca merengada com creme de limão e groselhas.

Vejamos os Bowls, que se tornaram uma imagem de marca de uma alimentação saudável e nutritiva que combina diferentes alimentos. Aqui marcam presença especial o Bowl Frutaria, com iogurte grego, Granola (da casa), morangos do jardim, frutos do bosque, banana, mel de rosmaninho; e o Brazilian Vegan, que leva açaí, granola e frutas deliciosas como manga, banana, morangos, tudo enriquecido com um creme de maracujá fresco.

Chegou, entretanto, a hora dos Pratos Principais. Temos, na carne, o absolutamente delicioso Chateaubriand. É um suculento e tenríssimo naco de lombo de novilho grelhado em cama de puré de batata doce e legumes da horta salteados. É um prato muitíssimo bom. A batata doce é uma excelente aposta neste tipo de prato, por ser muito versátil e permitir adicionar sabores subtis, como o caril, a um prato de carne verdadeiramente truculento.

Há o Bife de Atum Braseado sobre caponata, acompanhado com legumes salteados e batata confitada, assim como a Vegan Pasta, que é uma excelente opção com o seu molho de tomate caseiro, soja, massa fresca, beringela, courgette e cenoura confitadas. Peito de Frango Recheado com ricotta e espinafres sobre puré de ervilhas e molho de cogumelos frescos é outra das propostas do chef.

Não podíamos deixar de ceder à tentação dos Hambúrgueres, acompanhados com chips de batata doce. E fizemos bem! Temos o irreverente The F Burger: hambúrguer de novilho em pão clássico, tomate seco, queijo parmesão, bacon crocante, folhas de salada ibérica e molho três ilhas barbecue.

Não se lhe fica atrás o Cheeky Burger, um hambúrguer de frango servido em pão de caril, com bacon crocante, cebola caramelizada, pasta de abacate cremosa, folhas de salada ibérica, maionese de ervas e lima. Desafiando a lógica mais conservadora, experimentámos o Green Burger, uma versão de hambúrguer vegan feito de soja, grão de bico, quinoa e beterraba. Vem servido num delicioso e macio pão de espinafres, e isso não é tudo: no interior é enriquecido por folhas de salada ibérica, legumes grelhados e um molho barbecue vegan que lhe dá um travo agridoce de comer e chorar por mais. Os chips de batata doce com uma dose de molho extra para molhar os palitos concluem esta festa de sabores.

Para os mais parcimoniosos, há ótimas saladas, como a de Frango e Nozes que, além do peito de frango confitado, leva couve laminada com cenoura, folhas de salada ibérica, tomate cherry, nozes e molho de iogurte com ervas. O Penne de Salmão, com Gravlax de salmão, Penne integral, Espinafres baby frescos, tomate cherry, rabanetes com molho de azeite e ervas também pode causar algumas saudáveis hesitações sobre o que escolher entre tanta coisa boa.

Quanto a nós, não querendo prescindir de ter uma salada à mesa, decidimos pela de Batata Doce e Feta: uma verdadeira delícia de espinafres baby, rúcula, tomate cereja, queijo feta e amêndoas laminadas torradas.

A carta do Frutaria Café também apresenta o Get Together, refeições para dois que reúnem vários pitéus para serem degustados. Uma é o One On One, que oferece pica-pau do lombo, salada de polvo, caponata com atum, guacamole e nachos, gravlax de salmão sobre tosta crocante e queijo creme de ervas. Acompanha com pão crocante. Outra é o Vegan Orgy, que como o nome indica junta vários ingredientes vegan: um Mini shakshuka vegan, legumes grelhados, cogumelos salteados, húmus com palitos de legumes, nachos com guacamole, pimentos padron. Acompanha, igualmente, com pão crocante.

Chegados ao fim, restam-nos as sobremesas, o que representa outro desafio considerável para tentar escolher o melhor entre o que, já por si, é bastante bom. Além do bolo do dia (por acaso foi o de laranja), há o Tiramisu, a French Toast, Cheesecake, Mini Red Velvet, Brulée de Abacaxi e Folhas de Fruta Fresca.

Como não podia deixar de ser, provámos o Tiramisu, uma versão distinta do célebre doce italiano, aqui absolutamente surpreendente pelo paladar pouco intenso no que toca a açucar, mas fascinante pelo aveludado do creme, de pendor cítrico; e a French Toast, que se assemelha muito a uma grossa fatia de pão de forma tradicional, tostado, lá está, mas com um molho de ovo e canela que faz lembrar o doce aveludado das farófias.

E é tudo. Sai-se do Frutaria Café com uma sensação de regalo. Única coisa a apontar: a ausência de menus em português. Mas o staff, impecável por sinal, esclareceu de imediato: estão prestes a chegar. Sendo assim, nada mais a dizer, a não ser… visitem o Frutaria Café e façam bom proveito! Está aberto todos os dias, das 9h às 18h, e quem quiser pode reservar mesa ligando para o 218870414.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados