Felizmente, esta falha não parece afetar utilizadores domésticos.
Utilizadores do Windows 10 um pouco por todo o mundo estão a enfrentar grandes interrupções devido a uma nova atualização do antivírus da Crowdstrike, que está a fazer com que os PCs fiquem presos no ecrã de recuperação. Informações sugerem que o mesmo está a causar grandes interrupções em aeroportos, empresas, bancos e escritórios governamentais, e isso um pouco por todo o mundo.
Utilizando as redes sociais, diversos utilizadores partilham imagens do ecrã dos seus computadores bloqueados na página de recuperação do Windows 10 com uma mensagem a informar que: “Parece que o Windows não carregou corretamente. Se quiser reiniciar e tentar novamente, escolha Reiniciar o meu PC abaixo.”
Entretanto, a Crowdstrike já reconheceu o problema numa página de suporte, onde afirma que as falhas recentes no Windows 10 estão relacionadas a problemas com uma atualização no antivírus Falcon, onde declara que: “A CrowdStrike está ciente de relatos de falhas em hosts Windows relacionadas ao sensor Falcon. Os sintomas incluem hosts a enfrentar um erro de verificação de bug\ecrã azul relacionado ao Falcon Sensor. As nossas equipas de engenharia estão a trabalhar ativamente para resolver esse problema e não há necessidade de abrir um ticket de suporte.”
Ou seja, o problema parece estar apenas a afetar computadores com o antivírus Falcon e dificilmente afetará computadores de utilizadores domésticos, a não ser que tenham o mesmo instalado nos seus dispositivos.
Atualização da Crowdstrike causa do caos em computadores com Windows 10
Em Portugal estão a ser afetados alguns serviços de telecomunicações – como a Vodafone, MEO e NOS – bem como na utilização dos serviços da Microsoft365, Teams e Azure (ambos associados à Microsoft). Também há relatos de falha nos serviços do banco Santander Portugal.
Enquanto isso, utilizadores no Reddit sugeriram uma possível solução para este problema, afirmando: “Atualização: Posso confirmar que a solução abaixo interrompe o Loop BSOD. Vá para CMD nas opções de recuperação. Mude para C:\Windows\System32\Drivers. Renomeie Crowdstrike para Crowdstrike_Fucked. Inicie o Windows. Não é ótimo, mas pelo menos significa que podemos aceder ao sistema operativo…”
Solução oficial:
1.Inicializar o Windows no modo de segurança ou no Windows Recovery
2.Navegar para a pasta C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike
3.Localizar e remover o ficheiro “C-00000291*.sys”
4. Reiniciar o sistema.