A solução de iluminação da Elgato é bastante simples de instalar, versátil e relativamente acessível para quem quer dar um pouco de brio ao seu setup pessoal.
Iluminar o espaço de trabalho já não é apenas uma questão de decoração ou uma praticabilidade para observar melhor o que está ao nosso redor. É também uma forma dar um ar acolhedor e criar um espaço confortável a quem passa muito tempo em frente ao ecrã, seja a trabalhar ou a produzir conteúdos.
Ao longo dos últimos anos temos visto diferentes tipos de apostas, algumas mais decorativas, outras mais práticas e dinâmicas. A Elgato conta no seu catálogo com algumas soluções do género e, entre elas, destaca-se a Elgato Light Strip Pro, uma solução versátil, simples e surpreendentemente acessível, com pacotes que começam nos 59,99€, para um pacote com 2 metros.
Há algum tempo que andava a namorar a ideia de iluminar a minha simples secretária. Procurava algo que fosse simples de instalar, “invisível” e, acima de tudo, fácil de controlar. E a Elgato Light Strip Pro veio responder a quase todos esses meus desejos.
É um produto bem simples. Na sua caixa encontramos apenas o transformador, com diferentes adaptadores para fixas de diferentes regiões, um centro de controlo e os LEDs, bem enroladinhos. Apesar de serem 2 metros de LED, esta solução pode ser cortada numa das pontas para diminuir a sua dimensão. Mas atenção, uma vez cortada assim fica, pelo que é necessário estudar bem onde poderá ser utilizada.
A qualidade de construção é boa, com uma excelente flexibilidade, mas que requer alguma atenção e truques na sua instalação se estiverem a pensar usar em cantos e zonas mais vincadas. No meu caso, ao colocar a Elgato Light Strip Pro em redor da minha secretária, usei uma pequena peça, imprimida em PLA, para suavizar o ângulo de 90 graus. Com estes 2 metros, foi-me possível colocar a Elgato Light Strip Pro na totalidade da traseira da minha secretária e ainda alguns centímetros na lateral, o que ajudou a tornar a instalação mais interessante. Isto porque o seu controlador contém um íman que me permitiu colocá-lo na parte lateral da minha caixa de PC.
Por falar em ímanes, esta é um dos destaques da Elgato Light Strip Pro. Para além da faixa de cola 3M já pré-instalada e pronta a ser usada, esta faixa de luzes pode ser instalada em qualquer superfície metálica de forma ainda mais prática, dado que toda a sua extensão é magnética. Assim, se tiverem uma secretária ou estruturas metálicas para instalar, será igualmente fácil de remover e reinstalar, tornando esta uma opção bastante versátil e reutilizável.
Através do seu controlador, a Elgato Light Strip Pro recorre apenas a ligação Wi-Fi. Uma ligação que requer uma configuração simples, via computador ou smartphone, através de uma busca intuitiva. Uma vez emparelhado, não há muito mais a fazer. A configuração é toda ela feita através de softwares proprietários no PC ou no smartphone, o Elgato Control Center, onde podemos mudar a intensidade, escolher luzes e, até, uma grande variedade de padrões coloridos. No entanto, convém indicar que não é possível tornar a Elgato Ligth Strip Pro num sistema de luzes reativas, por exemplo, a som ou imagem, ou mesmo emparelhar com outros sistemas de luzes da Corsair via iCue. Esta compatibilidade seria interessante. No entanto, a compatibilidade com a Stream Deck da Elgato é excelente, tornando-se um ótimo complemento para o controlo direto da Elgato Light Strip Pro.
O desempenho da iluminação é ótimo, com uma emissão de luz forte, mesmo numa sala já iluminada, ou com janelas abertas. O seu desempenho é também afetado pelas superfícies para onde a luz é projetada e refletida. No meu caso, numa parede branca, faz um ótimo trabalho ao iluminar todo o setup. Mas também denuncia algumas das limitações da Elgato Light Strip Pro, em particular na temperatura. Talvez o aspeto menos positivo da Elgato Light Strip Pro seja a configuração com tons quentes. Usando o configurador, nos tons mais quentes, a Elgato Light Strip Pro apresenta tons demasiado neutros, quase a tender para o azul, sendo apenas possível atingir os tons mais sépia ao puxar por tons laranja e amarelados. Este foi um aspeto onde perdi algum tempo a tentar configurar sem grande sucesso. Mesmo a cor Amarela padrão tende a apresentar-se como um verde néon, obrigando a pequenos ajustes que me levam a questionar se é problema do produto ou se é algum tipo de calibração do software, tanto no PC como no smartphone.
Apesar deste apontamento, a Elgato Light Strip Pro é uma fantástica opção no mundo da iluminação de espaço. Não substitui, como é óbvio, a iluminação de teto, ou a iluminação de sujeito para produção de conteúdos, mas é uma forma bastante simples e acessível de decorar a sala/quarto/setup para o tornar mais aconchegante e vivo.
A Elgato Light Strip Pro pode ser encontrada à venda no site da Elgato a partir de 59,99€, aqui.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Elgato.