Pequeno, discreto e extremamente satisfatório de se usar, o Razer Huntsman Mini é um fantástico teclado de entrada no mundo dos teclados 60%.
Gadgets compactos são, para mim, extremamente aliciantes. São pequenos, ocupam pouco espaço, parecem fáceis de arrumar e puxam pelo minimalista que há em mim. Desde que os teclados de 60% se tornaram mais populares que sempre fiquei com aquele bichinho de colocar literalmente as mãos num, e o momento chegou, com o Razer Huntsman Mini.
O Razer Huntsman Mini, é como o nome indica, uma versão reduzida do já existente Razer Huntsman, da linha que introduziu os primeiros interruptores (switches) óticos no mercado, uma alternativa aos extremamente populares interruptores mecânicos, que se destacam por tempos de atuação mais reduzidos e uma longevidade muito maior.
O Razer Huntsman Mini faz parte deste segmento muito especial chamado o “teclado 60%” por ter sensivelmente 60% do tamanho do modelo normal e, para atingir esse volume, foram necessários sacrifícios e soluções para repor o que lhe foi retirado.
Desenhado para o alto desempenho, é também um teclado muito portátil com cabo USB-C destacável, o que pode ser ideal para jogadores competitivos que necessitem de levar o seu teclado consigo. Mas há que ter em consideração os tais sacrifícios, como por exemplo a remoção de todo o teclado numérico lateral e de toda a área onde temos os botões direcionais e atalhos como “Home”, “Insert”, “Page Up” ou “Page Down”, entre outros, o que obriga o utilizador a reprogramar a sua memória muscular, uma vez que todas estas ações continuam presentes no Razer Huntsman Mini.
Mas estes pequenos sacrifícios são compensados com o design e mapeamento de combinações via tecla FN, aproximando a utilização do Razer Huntsman Mini a algo próximo de um teclado de um computador ultra-portátil, que, dadas as dimensões reduzidas, muitas vezes optam por ajustes ao seu teclado.
Admito que, no início, estando habituado a um teclado “completo”, algumas das ações como usar o “Delete”, as teclas F1 a F12, ou até um ou outro caracter especial tornaram-se um pouco mais complicadas, devido ao habito do recurso ao à tecla FN, mas rapidamente me habituei a esta interessante proposta.
Tanto em jogos como em produtividade, o Razer Huntsman Mini mostra-se bem à altura das suas capacidades, especialmente nas ações e atalhos mais simples. No entanto, ferramentas mais complexas e jogos com uma variedade de comandos maiores, em particular jogos online, revelam-se um desafio um pouco maior, mas claro que irá depender sempre do hábito e gestão de cada utilizador.
No meu caso, este formato satisfez as minhas medidas, até porque a sua dimensão reduzida e o espaço ocupado na secretária tornam o ambiente mais liberto e minimalista, algo que também pode ajudar na saúde mental daqueles que passam muito tempo em frente ao computador.
A nível de tecnologia e construção do equipamento, o Razer Huntsman Mini é um teclado premium e robusto, construído com excelentes materiais de construção como a sua base em alumínio, que lhe conferem uma ótima solidez e um peso ajustado que o mantém bem fixo à superfície de utilização. No que toca à sua flexibilidade não há muito a acrescentar, com dois níveis de ajuste de altura e uma porta USB-C de utilização colocada assimetricamente à esquerda.
Os grandes destaques do Razer Huntsman Mini, tal como no modelo original, vão para os já mencionados interruptores óticos, que permitem tempos de atuação mínimos e uma enorme satisfação ao clique. Este modelo em particular inclui interruptores Razer Clicky, que se definem como “leves e clicáveis”, com atuação a 1.5mm, que na prática se comprovam como rápidos, confiantes e extremamente satisfatórios. Ainda que possam fazer algum barulho, particularmente durante a escrita ou uso intensivo.
De notar que o Razer Hunstman Mini também está disponível na versão “Analog”, que conta com switches ainda mais avançados e personalizáveis através do Razer Sinapse, que neste modelo “normal” apenas desbloqueia a capacidade de trocar teclas, criar macros e, claro, personalizar a sua iluminação via Razer RGB Chroma.
Por 129,99€, o Razer Huntsman Mini é um ótimo teclado, fazendo justiça a todas as suas promessas. É moderno, simples e extremamente discreto, ao mesmo tempo que oferece um excelente desempenho e satisfação ao clicar. Para o seu tamanho reduzido existem óbvios sacrifícios, mas isso é algo que cada um deverá habituar-se e entrar preparado se lhe quiser mesmo colocar as mãos.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.