Os recursos baseados em Inteligência Artificial são caros para as fabricantes, e esses custos podem começar a ser apresentados aos utilizadores.
A linguagem utilizada pela empresa sul-coreana já apontava nesse sentido, mas agora parece que o tom mudou definitivamente. A Samsung anunciou recentemente que o seu Galaxy AI seria oferecido gratuitamente em equipamentos Galaxy “pelo menos até o final de 2025”, mas agora o seu texto mudou.
A página oficial dedicada ao Galaxy AI, com os seus recursos baseados em Inteligência Artificial, agora revela que “os recursos do Galaxy AI serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis. Podem aplicar-se termos diferentes para funcionalidades de AI fornecidas por terceiros”, o que sugere claramente que o gratuito será descontinuado após essa data.
Ninguém ainda sabe se uma assinatura associada poderia dizer respeito a todo ou parte do Galaxy AI (como o Apple Intelligence, pelo qual certas funções futuras poderiam ser cobradas), mas há poucas dúvidas de que as fabricantes de dispositivos móveis estão agora a considerar a IA como um novo vetor de monetização.
Samsung poderá começar a cobrar pelo Galaxy AI já em 2026
A verdade é que as funções anunciadas alteram consideravelmente a utilização dos telemóveis e aumentam a sua utilidade diária. Também podemos assumir que os gigantes da tecnologia, que investiram milhares de milhões de dólares em servidores destinados à IA, desejam agora que esses avultados custos sejam assumidos pelos utilizadores… pelo menos por aqueles interessados em utilizá-los.