O número de jogos cooperativos duplicou nos últimos 5 anos.
Jogos co-operativos são cada vez mais populares e uma aposta cada vez maior por parte de produtoras e distribuidoras, de acordo com os dados apresentados pelo VG Insights.
Num relatório chamado“Rise of the Co-Op Games”, ou a “Ascensão dos jogos co-operativos”, podemos observar um crescimento de ano após ano, do aparecimento de jogos com componentes co-operativas, ou seja, cuja natureza do jogo se resolve em objetivos onde os seus jogadores se juntam para os resolver e ultrapassar outros obstáculos. Na definição apresentada, muitos desses jogos destacam-se por experiências onde os jogadores colaboram em equipa para eliminar oponentes controlados pela inteligência artificial do jogo. Uma distinção importante, face à oferta de jogos com componente multi-jogadora onde o foco é a competitividade
Olhando para os lançamentos na Steam, 2023 registou 799 lançamentos de jogos desta natureza, um aumento de 98 jogos face a 2022 e mais de o dobro comparativamente a 2018, que registou 383. Ao longo dos anos, o número de lançamentos de jogos co-op foi sempre aumentando.
No mesmo relatório, é afirmado que os lançamentos de jogos co-op são “desproporcionalmente populares na Steam”. Apesar de representarem apenas 6% dos lançamentos em 2023, as suas vendas são extremamente populares, ocupando 36% dessa fatia.
As razões para o aumento de jogos desta natureza, e também a sua produção cada vez mais comum, é justificada no relatório com o período da COVID, que com as quarentenas, tornaram-se jogos de escape, onde os jogadores poderiam manter o contacto social uns com os outros de forma divertida. Assim, estas experiências normalizaram-se.
2024 tem sido, até agora, um ano recheado de experiências co-op de destaque, como Palworld, Helldivers 2, Content Warning, para nomear alguns no relatório, assim como o recém-lançado The First Decendant, que convida os jogadores a usarem o trabalho de equipa para cumprirem diferentes missões.
No que toca à popularidade destes jogos, Helldivers 2 e Palworld destacam-se como reis, com Helldivers 2 a registar 11.4 milhões de vendas, com cerca de 28%, e Palworld a dominar com 19.1 milhões de vendas, ou seja, 47%.
Por fim, o relatório refere ainda algumas das vantagens deste tipo de jogos, como a facilidade de partilhar e convidar para aventuras; o fator de diversão das mesmas – uma vez que não é tão propicio à “raiva” despoletada em ambientes mais competitivos; o teor de entretenimento para a criação de conteúdos; e a sua natureza de evolução e retenção dos jogadores, com mecânicas de jogo repetitivas.
Estes dados dizem apenas respeito à Steam Store, mas ajudam a pintar um cenário bem interessante sobre a evolução da industria e das tendências dos estúdios e dos jogadores ao longo do tempo.