Na Steam os jogadores de PC não estão contentes com a expansão de Elden Ring.
No passado dia 21 de junho, Elden Ring recebeu a sua muito antecipada expansão Shadow of the Erdtree. Extremamente bem recebida pela critica este pedaço de jogo desenvolvido pela From Software tornou-se rapidamente na expansão mais bem contada de sempre no Metacritic pela imprensa especializada, que coletivamente adorou o novo conteúdo de Elden Ring.
Já os jogadores, alegadamente dividem-se e desta vez não por questões bizarras, tóxicas ou por teorias de conspiração, mas por terem encontrado um osso realmente duro de roer. De acordo com a Steam, o Shadow of the Erdtree conta com 33.472 análises de jogadores e o selo de Análises Neutras, o que revela uma clara divisão no consenso dos jogadores.
Mesmo as análises negativas gabam o jogo base e até o DLC, chamando-lhe de “fantástico”. No entanto, as mais descritivas e moderadas explicam que o desempenho desta expansão não é o melhor, com falta de otimização para o PC dos utilizadores, consumido muitos recursos, apresentando quebras e soluções, assim como uma serie de glitches áudio e visuais. Tudo elementos que pedem urgentemente uma atualização.
Para além disso, a questão da dificuldade é também levantada, com os jogadores a alegarem que a From Software pode ter ido um pouco longe de mais no que torna a este fator que tem definido o seu legado desde Dark Souls original.
Alguns jogadores alegam que o nível de dificuldade exigente foi elevado de forma injusta, retirando à expansão alguma da diversão de exploração do mundo e de mecânicas de combate, uma situação que tem deixado os jogadores com menos vontade de avançar no progresso do DLC.
Para Hidetaka Miyazaki baixar a dificuldade de Elden Ring seria quebrar o jogo.
Já antes do lançamento da expansão, muitos jogadores ficaram assustados com os requerimentos para aceder à expansão que obrigava à derrota de um boss opcional bem difícil, assim como um nível de personagem bem elevado, o que sugeria que esta nova história iria ser bem desafiante.
Enquanto que problemas de desempenho poderão, de facto, ser melhorados, já o nível de dificuldade elevado poderá não ser ajustado tão depressa, pois de acordo com o diretor do jogo Hidetaka Miyazaki, em entrevista ao The Guardian, baixar a dificuldade do jogo, poderia quebra-lo: “Baixar a dificuldade do jogo iria retirar toda a diversão do jogo, que aos meus olhos seria quebrar o jogo em si.”