Novo tablet da Huawei conta com design premium e som impressionante.
Quem foi que disse que os tablets são todos iguais? A prometer oferecer algo diferente, e particularmente interessante, está a fabricante chinesa Huawei, que a meados do mês de junho estreou em Portugal o seu novo Huawei MatePad 11.5″S, que se destaca por utilizar a tecnologia PaperMatte. É, na verdade, um tablet versátil com vários truques na manga, incluindo um ecrã semelhante a papel de baixa refletância.
E como já estamos a testar o mesmo há algumas semanas, vamos aqui disponibilizar a nossa análise onde faremos um ponto de situação com aqueles que consideramos ser os pontos fortes, e fracos, e que achamos que precisam de conhecer para entenderem se é o produto certo para o vosso caso.
Este Huawei MatePad 11.5″S PaperMatte Edition oferece um corpo de alumínio decididamente resistente. É um produto pensado também (e talvez acima de tudo) para a portabilidade e, por isso, a espessura e o peso são reduzidos ao máximo: 6,2 mm para 510 gramas. Conta com botões de volume e Power nas laterais, além de porta USB-C e grades de altifalantes.
A tecnologia utilizada no ecrã sublinha a sua vocação como dispositivo também adequado para exteriores. Este é o primeiro modelo com ecrã PaperMatte de nova geração com resolução de 2,8 K, proporção 3:2 e taxa de atualização de até 144 Hz. É, na verdade, um painel IPS LCD FullView TFT antirreflexo de 11,5 polegadas com proporção ecrã-corpo de 87%, e com 16,7 milhões de cores. Muitas siglas sim, mas acima de tudo muita qualidade. O objetivo é oferecer um ecrã semelhante ao papel, e isso é conseguido de várias formas, sem colocar de lado aquela que é a sua principal função. Na verdade, o tablet usa uma nova tecnologia de nanogravação anti-reflexo com revestimento óptico magnetron em escala nanométrica, capaz de reduzir a refletância da superfície para menos de 2% e eliminar 99% da interferência luminosa.
À vista percebe-se logo uma leve granulação que lembra papel, mas que não incomoda. Ao toque parece um pouco áspero, mas o dedo desliza suavemente e, nas configurações, existem três modos de exibição: normal com possibilidade de ativação de verdadeiro tom, preto e branco, ou colorido no modo eBook, que garante conforto visual, mas sempre com cores fiéis. Por último, mas não menos importante, é certificado pela SGS Low Visual Fatigue 2.0 Premium Performance e pela TÜV Rheinland Reflection-Free Certification, que garantem um esforço visual muito baixo.
A multimédia é completada pelo setor de áudio, que funciona muito bem e reproduz um som estéreo impressionante e envolvente, perfeito para assistir aqueles filmes, ou séries, nas vossas plataformas preferidas.
O Huawei MatePad 11.5″S PaperMatte Edition conta com dois acessórios oficiais: a capa com teclado, que pode ser adquirida separadamente pelo preço de 100€, e a caneta touch que é oferecida gratuitamente na compra do tablet. O nome oficial do teclado é Huawei Detachable Keyboard e consiste em duas peças separadas que podem ser ligadas magneticamente: a tampa traseira do tablet e o teclado (que funciona como tampa frontal quando fechado). É feito com grande atenção aos detalhes e destaca-se em três aspetos:
- A capa também pode funcionar como suporte quando não estiver ligada ao teclado, graças ao suporte integrado;
- O teclado, na parte inferior, é feito para criar uma espécie de efeito de ventosa com a superfície sobre a qual é colocado, para que não escorregue e permaneça estável durante a sua utilização, melhorando efetivamente a sua ergonomia;
- O teclado também funciona remotamente, e isso significa que não precisam necessariamente de estar ligados ao tablet para escrever. E garante uma melhor adaptação a cada estilo de utilização.
Passando para a ergonomia da escrita, as teclas têm um bom relevo para facilitar a localização e o deslocamento é bom o suficiente, mesmo para longas sessões de escrita. O único limite é, obviamente, o seu tamanho, que no entanto não podemos criticar, pois é na verdade um limite físico.
Passando para a caneta, é a M-Pencil de 3ª geração. Ou seja, suporta 10.000 níveis de deteção de pressão e tem latência mínima de gravação. Graças à textura do ecrã criado com a tecnologia PaperMatte, ao escrever no tablet com a caneta sente-se uma leve resistência que lembra o atrito de um lápis a escrever no papel, e isso auxilia na escrita em si, pois reduz o efeito de deslizamento.
Ambos os acessórios utilizam a tecnologia NearLink e, nas definições do tablet, existe uma aba dedicada para o mesmo, que é separada do ambiente Bluetooth.
Para que não sobrem duvidas, o Huawei MatePad 11.5″S não é um tablet topo de gama, mas está muito próximo disso. As especificações técnicas são boas o suficiente para garantir capacidade de resposta, velocidade de execução das diversas operações e também boa jogabilidade com jogos como Call of Duty ou mesmo Fortnite. Isto graças à sinergia que existe entre hardware e software que, como é tradição da empresa, está em excelente nível.
A sua bateria é de 8800mAh e garante um uso prolongado de 3 a 4 dias utilizando 2 a 3 horas por dia, que é o normal neste tipo de produto. A velocidade de carregamento não é muito rápida, pelo que devem calcular bem os tempos de utilização.
A área fotográfica é composta por um sensor traseiro com 13MP e um sensor frontal com 8MP, sendo que, em ambos os casos, podem gravar vídeos em 1080p e, portanto, oferecer qualidade suficiente para videochamadas ou fotos rápidas. Como devem imaginar, a fotografia não é o seu ponto forte, mas a qualidade que oferece em plataformas de produtividade é muito boa.
O Huawei MatePad 11.5″S chegou ao mercado com a versão 4.2 do HarmonyOS, que é mesma que vemos noutros tablets da empresa. É um sistema fluido e reativo, como é habitual, mas, acima de tudo, está agora enriquecido com inúmeras funcionalidades que o tornam, de facto, um dos mais completos do mercado. Entre estes existe também a possibilidade de instalar as famosas Google Apps. Mas isso é um assunto que não vamos abordar nesta análise, uma vez que não é nada que a empresa ofereça com o equipamento.
Entre as suas funções mais clássicas temos, obviamente, a multijanela, que pode ser obtida durante a multitarefa simplesmente arrastando a aplicação para o canto superior direito. A minimização para um ícone e a multijanela deve ser obtida com a guia rápida que aparece arrastando o dedo durante alguns segundos da borda lateral em direção ao centro. Nas configurações podem ativar o SuperHub, uma área onde podem copiar elementos que podem ser utilizados posteriormente, como se fosse uma espécie de área de transferência avançada onde também podem inserir conteúdo multimédia, e obviamente há o Super Device, onde podem gerir toda a conectividade do tablet para, e de outros, dispositivos de qualquer tipo, como fones de ouvido, smartphones, etc.
Entre as inovações de software encontramos a versão atualizada do Huawei Notes, que integra a função Note Replay, com o objetivo de aumentar a eficiência de anotação e recuperação de notas digitais. Por exemplo, podem anotar os principais pontos de uma reunião e, posteriormente, reproduzir o áudio da reunião correspondente a essa nota, permitindo rever as vossas anotações com mais eficiência. A aplicação também oferece novos gestos rápidos que permitem registar, e capturar, a inspiração do momento, e a capacidade de alterar a cor do texto, para que possam organizar o vosso trabalho e anotações com mais eficiência.
Para os mais criativos, assim como para os artistas, existe o GoPaint, que oferece uma ampla gama de estilos artísticos (como a pintura a óleo). É uma ferramenta profissional de pintura digital cheia de funções que pode, contar com o Huawei FangTian Painting Engine, que torna o GoPaint ideal para criadores profissionais, aliviando significativamente a carga que a aplicação coloca nos recursos do sistema. Já para quem procura produtividade, não podia faltar ferramentas muito úteis como o WPS Office, para gerir todos os tipos de documentos.
Huawei MatePad 11.5″S cumpre com tudo aquilo que a fabricante promete
De um modo geral, este Huawei MatePad 11.5″S é um tablet com design premium, funcionalidades de topo e com um sistema muito fluido e que certamente não irá desanimar até os utilizadores mais exigentes. Pode ser encontrado à venda na loja oficial da marca a partir de 399,00€.
Este Huawei MatePad 11.5″S PaperMatte Edition foi cedido para análise pela Huawei.