O Apple Intelligence, a versão da Apple da “inteligência artificial”, vai ficar limitada a uma pequena lista de dispositivos.
Já aqui falámos algumas vezes do Apple Intelligence, que foi oficialmente anunciado no WWDC 2024, e que vai chegar com alguns novos recursos baseados em Inteligência Artificial a diversos produtos da Apple. Se todos os iPad e Mac com o chip M1 ou superior estão garantidos para ter suporte para o mesmo, a verdade é que isso não é válido para o iPhone.
Segundo a Apple, apenas os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão contar com suporte para o Apple Intelligence e, naturalmente, todos os equipamentos lançados a partir daqui chegarão com suporte para o mesmo. Isso coloca de lado praticamente todos os telefones lançados pela empresa até à mais recente geração de iPhones. Muitos utilizadores do iPhone ficarão, portanto, para trás. Num talk show apresentado por John Gruber, três executivos da Apple deram explicações para essa falta de suporte para os modelos atuais.
John Giannandrea, chefe do departamento de machine learning da Apple, diz que executar um modelo de linguagem localmente (através do hardware, sem acesso a um servidor) requer muitos recursos. “Poderíamos, em teoria, executar esses modelos num dispositivo muito antigo, mas seria tão lento que não seria útil”, afirma o mesmo. Já Craig Federighi, diretor de engenharia de software, acrescenta que cada novo recurso do iPhone é desenhado para ser integrado no maior número possível de modelos, mas que, neste caso, havia restrições de hardware muito fortes. Federighi acredita que conseguir executar o Apple Intelligence num smartphone já é “uma coisa extraordinária”.
Limitações de hardware impossibilitam o Apple Intelligence de ser executado no iPhone
O chip A17 Pro do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max conta com um mecanismo neural de 16 núcleos, que pode ser duas vezes mais eficiente que o chip A16 presente no iPhone 15 e 15 Plus. O A17 Pro é capaz de lidar com até 35 triliões de operações por segundo, permitindo realizar operações de machine learning de forma mais eficaz. A memória RAM é outro fator a ter em conta: um iPhone com apenas 6GB de RAM terá dificuldade em suportar o sua inteligência artificial.
Greg Joswiak, gerente de marketing, nega que estas limitações se tratem de uma manobra para vender novos iPhones. Além disso, o iOS 18 trará a sua fatia de novos recursos fora da IA. E alguns iPads e Macs com vários anos, mas eficientes o suficiente para se beneficiarem do Apple Intelligence, são compatíveis.