Mas claro, isto se as obras não sofrerem atrasos…
Foi uma dia de anúncios para o Governo: novo aeroporto em Alcochete, nova travessia sobre o Tejo… e a antecipação da conclusão da ligação ferroviária de alta velocidade (LAV) entre Lisboa e Madrid. Pelo menos é isso que pretendem.
Em coordenação com Espanha, o objetivo agora é ter essa ligação pronta em 2034, de modo a oferecer uma alternativa de transporte ferroviário competitiva, nomeadamente com o avião, que oferece 40 voos diários entre Lisboa e Madrid.
Na ligação entre as capitais, a LAV reduzirá o tempo de percurso para 6h em 2027 e para 3h em 2034, quando todo o percurso estiver operacional. Desta linha está construída a ligação Badajoz-Placencia e Toledo-Madrid, em construção está a ligação Évora-Elvas (Caia) e a ligação Placencia-Talayuela (que entrará ao serviço em 2027), e a construir a terceira travessia sobre o Tejo, a ligação Poceirão-Évora e a ligação Talayuela-Toledo.
Do lado de cá, a ligação entre Évora e Elvas deve entrar ao serviço em 2025. Terão ainda de ser construídas a terceira travessia do Tejo em Lisboa (TTT) até ao Poceirão e a ligação entre o Poceirão e Elvas.
No seu impacto nacional, vai reduzir o tempo de percurso Lisboa-Elvas para cerca de 2h em 2025 e para cerca de 1h em 2034, quando todo o percurso estiver operacional.