Custos? Não sabemos.
Ainda não há quaisquer datas, nem estudos concluídos, mas tendo em conta a opção por um novo aeroporto em Alcochete, o Governo decidiu anunciar uma terceira travessia sobre o Tejo, neste caso entre Chelas e Barreiro.
A ponte, que será rodoviária por cima e ferroviária por baixo, integrando-se na Ligação de Alta Velocidade para Madrid, vai resolver constrangimentos de capacidade da infraestrutura ferroviária nas ligações a sul.
“Neste âmbito, aumenta a competitividade dos serviços ferroviários entre Lisboa e a região sul (Alentejo e Algarve) com redução de cerca de 30 minutos face aos percursos atuais, bem como com maior frequência dos serviços”, diz o Governo no seu site, referindo que a nova ponte permitirá reduzir o tempo de percurso no eixo Lisboa-Barreiro em 10 minutos, bem como no eixo Lisboa-Setúbal em 30 minutos, além de permitir ainda o reforço da oferta ferroviária suburbana (Linhas de Cintura, de Sintra e Eixo Norte/Sul).
Sendo essencial para as acessibilidades ao Novo Aeroporto de Lisboa, a nova ponte melhorará também as acessibilidades de Lisboa ao triângulo Barreiro-Moita-Coina, com ganhos de tempo que, em alguns casos, chegam a 50%.
Falta agora termos uma data para o início dos trabalhos…