E tem sido um verdadeiro sucesso.
Pois é, mais uma boa novidade. Em homenagem aos melhores sabores italianos, o Restaurante Omaggio, um espaço encantador e de pendor tropical na zona nobre de Alcochete, Praia do Sal, apresenta-nos agora um rodízio de pizzas a todas as quartas-feiras. Mónica Pereira é quem dirige este restaurante, aberto desde 2018 no famoso Passeio das Caravelas, e a gestora de marketing, Joana Pedro, dá-nos conta de como tem sido este rodízio de pizzas: um verdadeiro sucesso.
Com uma “carta regional e experimental” anunciada no seu site, o Restaurante Omaggio, declara celebrar o legado gastronómico da melhor gastronomia italiana. Fomos ver como é.
À espera que o rodízio se começasse a desenrolar, fomos apreciando as vistas: esplanada, sol, o rio mesmo ali pertinho… O Omaggio tem este forte apelo: uma mistura de ambiente selecionado e informal, com muita luz, da proximidade à praia alcochetana, onde o empreendimento Praia do Sal Resort se insere.
Com amplas vidraças contíguas à esplanada e ao ambiente relaxante do Spa do hotel, a inspiração com que este espaço foi decorado prima pelo bom gosto e tendência naturalista, sem abdicar do conforto: um salão de generosas dimensões, com mesas redondas, retangulares, alguns bonitos tampos de mármore verde, sofás e confortáveis poltronas de veludo.
Logo à entrada, o verde e as paredes transparentes aos quadrados estabelecem um espaço fluído com a cozinha, chamando a atenção para o chefe Mário Leo, que aí trabalha incansavelmente, com todo o seu staff – tudo gente bastante simpática, muito disponível e de fácil conversa.
O restaurante dispõe igualmente de uma esplanada revestida por pérgolas, o que lhe confere um bonito pendor tropical, e um chão de mosaicos hidráulicos a condizer com o estilo veraneante.
Para a mesa veio, de imediato, um Couvert de pão de alho da casa: nota 20, desde logo, para a massa de excelência. A acompanhar esta deliciosa entrada, iniciámos uma autêntica prova de bebidas. Para experimentar logo uma primeira conexão com o ambiente e o seu simbolismo, foi-nos servido o ex-libris da carta de bebidas, o cocktail Praia do Sal, que se rege pelos segredos do barman da casa e resulta numa bebida gulosa bastante singular: de textura densa, apresenta-se numa fina taça cónica e, dir-se-ia, com a aparência de uma sobremesa. Se não acreditam, só mesmo comprovando: esta delícia vem servida com uma cobertura macia, aparentada com um chantilly, que confere à bebida o seu ponto mais forte e marcante – um paladar tão doce quanto salgado. Acreditem: é tão bom que só um não chega.
E a demonstração não ficou por aqui. Seguiram-se outras maravilhas da mixologia. Uma delas é o Freedom, composto por camadas líquidas que não se misturam: vodka, groselha, sumo de laranja, ananás e proseco. O efeito exótico desta bebida resulta do bonito espectro de cores fortes distribuído pelo copo, desde o laranja, no fundo, até ao verde forte, no topo. E, claro, requer uma técnica específica de se beber, que nos é desde logo recomendada: com a palhinha puxada de baixo para cima. Refrescante e ótimo!
Não bastando isto, fomos ainda brindados por uma deliciosa Caipirinha de morango, que para muitos pode ser a bebida mais vulgar do mundo, mas que sai das mãos do expert com uma densidade fresca, bem doce, e uma textura semelhante a um smoothie de fruta.
As surpresas no Omaggio não param. Joana explicou-nos atentamente como funcionam estas divertidas ‘plaquinhas’ que resolveram adotar para os dias de rodízio, inspiradas em obras da cultura pop. Estão em cima da mesa, à disposição dos clientes, para assinalar ao staff o ponto da refeição.
A primeira, de fundo verde, com uma irreverente Mona Lisa segurando uma fatia de pizza na mão, indica Piú pizza per favore, o que significa que o rodízio pode correr… Quando quiserem passar às sobremesas, o cliente sobrepõe a tabuinha seguinte, de fundo amarelo, com o letreiro Dessert? Si!!, que destaca um gelado na mão do mítico David, nada mais do que um sucedâneo divertido da obra pop de Akdemir. Quando terminarem a sobremesa e quiserem passar à etapa final, é só exibir a terceira e última placa, de fundo rosa, Tutto bien!, que brinca com o Rapariga com brinco de pérola, a famosa obra de Vermeer, ou seja, o correspondente em português ao «já chega».
Não se trata de uma brincadeira; é um modo original e prático de facilitar a gestão, mais do que pertinente, do rodízio, já que se trata de um processo contínuo diferenciado consoante o ritmo de cada mesa/cliente.
Ora, estamos então, para já, com a tabuinha verde… Neste caso, o rodízio começou com uma muito simples mas saborosa Marguerita, que prima pelo tenro sabor das folhas de manjericão.
A partir daqui, a degustação desenrola-se, como é próprio dos rodízios, com um festim de texturas e sabores com que é servida cada fatia, de pizzas diferentes, à vez. Atenção a que o rodízio não contempla todas as pizzas que constam do cardápio. Quais são, então, as variedades de pizza que vêm para as mesas e que são distribuídas consoante o alinhamento já preparado pelos pizziolos?
Depois da Marguerita, veio a pizza de Pepperoni e azeitonas. Brincando, o funcionário brasileiro, que era de uma total gentileza e boa disposição, informou que se trata de uma das preferidas da clientela, pelo que lhe chamou, desde logo, de “pizza portuguesa”. O picante do pepperoni (o salame seco italiano) e as azeitonas grossas, talhadas, muito bem temperadas, dispostas sobre o molho de tomate, tornam-na de facto uma delícia.
Depois, é a vez da pizza de Alho e cogumelos. Tal como as anteriores, a pizza é simples, prima até por uma excessiva sobriedade, mas quando provarem a combinação do alho francês ripado em finas tiras com as fatias de cogumelo, provavelmente vão comer e chorar por mais. Note-se que a quantidade de mozzarella torna esta pizza um verdadeiro acepipe.
A senhora que se segue é, nada mais, nada menos, a pizza de Presunto Parma com tomate-rei. Trata-se de um presunto italiano dos mais famosos, curado por longos meses, apenas com sal. Combina maravilhosamente com o tomate-rei, uma variedade bem carnuda de tomate, ingredientes que tornam esta pizza, sem dúvida, uma das mais apetecíveis.
Mas o rodízio de piza do Omaggio continua! É agora a vez da pizza de Pimentos com salsicha. Nem mais: é uma pizza de sabores mais fortes, tal como a anterior, em que as tiras de pimento verde meio grelhado, no meio da mozzarella derretida, fazem ressaltar as rodelas de salsicha assadas, proporcionando um sabor único e inesquecível.
Agora, e já que se está num rodízio, é só repetir! Se quiserem mais é só nomear as preferidas e esperar pela rodada que trarão para a mesa mais fatias de pizza quentinhas e deliciosas. Quiçá, não fará nada mal se acrescentarem mais um delicioso cocktail à degustação. Foi aqui que entrou a maravilhosa Caipirinha de morango. Veio para a mesa bem caprichosa, desta feita sem álcool, quase um smooth de morango a puxar pela sobremesa…
Por falar nisso, a sobremesa também não demorou muito: é hora da tabuinha amarela Dessert? Si!! Conforme seria de esperar, estava consignada ao rodízio uma maravilhosa fatia de pizza doce. É tão doce, que não há como evitar repeti-la, já que os rodízios são para isso mesmo. Trata-se de uma Pizza de doce de leite creme que leva belos nacos de ananás, numa conjugação perfeita do paladar do leite creme com o ácido frutado do ananás.
E pronto, Tutto bien! É assim o rodízio de pizza no Omaggio: tradição e inovação, num festim de sabores e variedade, e a sobremesa truculenta no fim, que se pode também repetir.
Enfim, eis aqui um naipe de boas razões para visitar o Restaurante Omaggio, uma boa experiência enquadrada num ambiente magnífico: sem dúvida, uma homenagem à cultura gastronómica italiana na bela vila de Alcochete, onde se pode encontrar o que há de melhor em matéria de lazer e degustação.
O Rodízio de Pizza acontece todas as quartas-feiras no restaurante Omaggio, exceto em feriados, entre as 12h30 e as 15h00, e das 19h30 às 22h30. Para mais informações ou reservas, basta ligarem para o 210515800 ou enviar um email.