Microsoft toma decisões importantes em plena crise da Xbox

- Publicidade -

Principais decisões da Xbox são tomadas pela Microsoft e não por Phil Spencer.

A Xbox parece estar atualmente a atravessar aquela que é uma das piores crises da sua história, e desta vez sentimos que a conclusão poderá, infelizmente, ser definitiva para a plataforma preta e verde. O pessoal do IGN, que agora finalmente parece querer fazer jornalismo de verdade sobre os assuntos da Xbox, foi capaz de falar com ex-executivos da Xbox, e que ainda mantêm cargos na empresa, e fizeram algumas descobertas que parecem angustiantes. Sob anonimato, um desses ex-executivos acredita que a divisão cresceu demais de uma só vez, o que complicou a gestão de todos os estúdios: “A Xbox 360 foi lançada com algumas centenas de pessoas. Ultimamente, a Xbox tem quase 30.000 pessoas”, afirma a fonte.

Neste nível de dimensão “crítica”, a gestão da Microsoft começou a considerar que era totalmente legítimo tomar decisões estratégicas globais em vez destas serem tomadas pelos líderes da divisão Xbox: “A razão pela qual isto parece tão inconsistente com as declarações anteriores da equipa de gestão da Xbox é que essas decisões provavelmente não são tomadas por Phil. Tudo isso está a ser conduzido por [CEO da Microsoft] Satya [Nadella] e [CFO da Microsoft] Amy Hood, e decorre da aquisição da Activision.”

Na verdade, Satya Nadella e os seus colaboradores mais próximos teriam tomado as decisões estratégicas mais criticadas dos últimos meses: “Tive longas conversas com um grupo de fundadores da Xbox, e todos chegámos à mesma conclusão: já não é a Xbox, mas sim a Microsoft Gaming”, acrescenta o ex-executivo, que acrescenta: “Estou 100% convencido de que esta é uma decisão ao nível do conselho de administração. A Xbox era um enorme centro de lucro, então Satya aprovou uma grande fusão. Agora os jogos estão a desacelerar e as ações da Microsoft estão a subir, e não há como Satya deixar a Xbox cair. Tudo isso é apenas a minha opinião, claro, mas… tenho quase a certeza de que essas decisões não são tomadas apenas pela equipa de gestão da Xbox.”

Xbox parece estar a ser controlada pelos investidores

As simpáticas frases sobre o fim das exclusividades necessárias à indústria de videojogos, o apoio aos estúdios independentes, tudo isto obviamente ganha um sabor diferente se dissermos que agora são os financiadores que detêm as rédeas da divisão, e que estes últimos exigem uma rápida recuperação do investimento.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados