Trata-se de um investimento de cerca de um milhão de euros.
Já por diversas vezes falámos aqui no Echo Boomer sobre a recolha e reciclagem de cápsulas de café, uma vez que há cada vez mais municípios que, em parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café, disponibilizam ecocentros fixos e móveis nos quais os munícipes depositam as suas cápsulas de café usadas, independentemente dos materiais que sejam feitas (plástico ou alumínio).
Havia, porém, um “problema”. É que, até aqui, não havia em Portugal nenhuma empresa recicladora habilitada a fazer esta reciclagem de cápsulas de café. Mas isso mudou.
Tal como tinha dito Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em julho do ano passado, quando os já referidos ecopontos dedicados ao depósito de cápsulas de café usadas chegaram a Lisboa, havia uma empresa que, em breve, estaria habilitada a fazer a reciclagem e tratamento de todas as cápsulas em Portugal: a Bio4Plas.
Fundada há quatro anos em Cantanhede, a Bio4Plas é uma empresa produtora de biopolímeros, biocompósitos e de produtos inovadores baseados no princípio da economia circular. Basicamente, procuram encontrar soluções mais sustentáveis e que garantam a circularidade dos subprodutos e desperdícios. E a grande novidade é que inaugurou na semana passada uma linha industrial de reciclagem de cápsulas de café multimarca, inovadora e única em Portugal.
Isto faz com que, em Portugal, passe a existir um canal próprio de reciclagem, uma vez que, até aqui, as cápsulas iam do lixo doméstico para aterros sanitários – a solução até então era recorrer a empresas espanholas para darem seguimento ao processo de reciclagem.
Com esta novidade, passa a ser tudo tratado em território nacional, graças a um investimento de cerca de um milhão de euros. Em Cantanhede, a nova linha de produção separa todos os componentes de uma cápsula de café, isto é, o alumínio, plástico, papel e borras de café. E é tudo aproveitado, desde o alumínio aos resíduos de plástico, às borras do próprio café, incorporadas em novos produtos.
Portanto, e se quiserem contribuir, basta apenas que separem as cápsulas em casa e que as entreguem num dos mais de 400 pontos disponíveis no país, graças a um acordo com a Sonae e os hipermercados Continente – brevemente haverá também pontos de recolha nas lojas Pingo Doce, Mercadona e outras. A partir daí a Bio4Plas dará conta do recado.
A nova linha industrial de reciclagem de cápsulas de café multimarca em Portugal tem capacidade para 6.600 toneladas por ano, equivalente a 330 milhões de cápsulas.