Não são boas notícias para a Microsoft.
Sempre que é lançada uma nova versão de um qualquer sistema operativo, existe sempre alguma resistência à mudança, e por diversos motivos. Seja porque aquela ferramenta que precisamos poderá não funcionar, ou com receio de que o nosso dispositivo possa ficar mais lento, e muitos outros motivos. Contudo, o Windows 11 não é um novo sistema operativo, uma vez que foi oficialmente lançado em outubro de 2021. E mesmo que já tenha passado mais de 30 meses desde o seu lançamento, a verdade é que este SO continua a não convencer a grande maioria dos utilizadores.
Segundo os novos dados partilhados pelo Statcounter, ao invés de estar a crescer, o número de utilizadores que usa o Windows 11 está a diminuir, e isso tem de ser algo que faça a Microsoft refletir. Assim, a participação de mercado desse sistema operativo desceu dos 26,68% para os 25,65%. Além disso, essa perda de quota de mercado foi ganha por outro sistema operativo da Microsoft… o Windows 10.
O crescimento gradual de utilizadores do Windows 10 em detrimento do Windows 11 até abril de 2024 indica que muitos utilizadores não estão interessados em mudar para o Windows 11, apesar dos melhores esforços da Microsoft. A empresa está a investir muito na inteligência artificial, mas talvez a IA tenha pouco interesse para muitos utilizadores. No entanto, devemos acima de tudo considerar que, para muitos mudarem para o Windows 11, tal mudança implicaria a compra de um novo PC, dados os requisitos de hardware necessários.
Como a migração para o Windows 11 não estava a acontecer como esperado, a Microsoft disponibilizou, em novembro passado, o Copilot no Windows 10. Além disso, após anunciar que o suporte ao Windows 10 terminará em outubro de 2025, a empresa revelou que o suporte também será fornecido após essa data, embora também haja um valor a ser pago pelos consumidores, sejam eles empresas ou particulares.
Apesar dos esforços, Windows 11 continua na mó de baixo
O fim do suporte do Windows 10 representará um problema para milhões de PCs em todo o mundo e este parece ser o principal motivo que recentemente levou a Microsoft a convidar alguns utilizadores a migrar para o Windows 11, mesmo que o seu computador não fosse compatível.
Não desgosto do Windows 11 (tenho instalado no portátil como upgrade do Windows 10) mas acho o Windows 10 mais apelativo..
Manias? Talvez…