Em fevereiro a Baseus, multinacional de acessórios eletrónicos e dispositivos móveis, chegou oficialmente a Portugal com o lançamento da versão portuguesa da sua loja online. E hoje trago-vos a análise de um dos seus produtos.
O nome deste acessório é Baseus Energy Source Inflator Pump, mas vamos chamar-lhe apenas “mini compressor”. Parece que Baseus Energy Source Inflator Pump não revela muito sobre o que é o produto. Mas acreditem, este mini compressor da Baseus é um acessório maxi: totalmente sem fios, este aparelho promete muito e entrega ainda mais.
Especificações técnicas
- Autonomia: até 24 horas (com LEDs desligados, com volume a 50%)
- Bateria: 2500mAh, levando 4 a 4,5 horas a carregar
- Energia nominal: 25.9Wh
- Tensão de entrada: 5V/2.4A
Primeiras impressões
A caixa, acomodada à medida do aparelho, traz apenas o necessário: o Baseus Energy Source Inflator Pump, o tubo insuflador, adaptadores para os vários objetos a insuflar, e os respetivos manuais de instruções, garantia e uns autocolantes giros.
Trata-se de um mini compressor, mais pequeno que um telemóvel, mas bastante mais largo. E, claro, bastante mais pesado – a construção é praticamente toda em metal. Um design simplista, mas bastante bonito.
À frente encontram-se cinco botões – “OK” (que liga e desliga o aparelho), “M” (que permite controlar as opções), dois botões para aumentar e diminuir, subir ou descer, e o botão que aciona a lanterna. Na parte superior estão buracos, basicamente: uma entrada USB-C, a entrada para o tubo, um espaço para acoplar o tubo insuflador (para que não o percamos na viagem…) e a lanterna.
As laterais são cobertas com uma espécie de grelha, que, de acordo com o site oficial, ajuda a dissipar o calor gerado pelo motor interno do mini compressor.
A experiência
O primeiro passo é ligar, carregando por três segundos no botão “OK”. O ecrã vai mostrar-nos momentaneamente alguns dígitos e as opções de utilização, mas rapidamente volta à última opção utilizada. O botão “M” permite-nos escolher entre as quatro opções: carro, mota, bicicleta ou bolas. Experimentei nos pneus do carro, de uma bicicleta e numa bola.
No ecrã do compressor também é mostrada a pressão indicada para cada uma das opções, assim como, após ligarmos o tubo inflador ao pneu ou à bola, a pressão com que o mesmo se encontra. No entanto, também podemos escolher a pressão que queremos atingir. O nível de bateria é mostrado na parte superior do ecrã.
Escolhi a opção que queria – as fotografias foram tiradas ao experimentar nos pneus do carro -, controlei a pressão desejada, e carreguei no “OK” para começar o processo. O motor do Baseus Energy Source Inflator Pump liga e rapidamente enche o que escolhemos. Rapidamente, mesmo. É muito rápido, mas também pode ser parado se assim pretendermos, basta pressionar novamente o “OK”.
Todo o aparelho me surpreendeu, mas há uma coisa que destaco: a lanterna. À primeira vista parece uma lanterna normal, com três modos de iluminação: fixa, “pisca-pisca” e um “pisca-pisca” mais frenético. Confesso que inicialmente me pareceu aleatório, mas após prestar atenção, percebi que não o é. Nesse modo mais “frenético”, a lanterna pisca ao ritmo de SOS em código morse, um toque simplista mas que pode fazer bastante diferença numa noite na estrada.
Em termos de bateria, os 2500mAh que compõem a bateria do mini compressor da Baseus carregam bastante rápido e aguentam durante muito tempo. Ótimo para grandes viagens, e para se assegurarem que têm potência à mão se for necessário encher um pneu.
Considerações finais
Este mini compressor da Baseus é, sem qualquer dúvida, uma ótima adição à vossa garagem. É extremamente rápido, simples e intuitivo de usar, ótimo para qualquer pessoa e qualquer faixa etária (contudo é recomendado apenas a maiores de 16 anos) – isto porque, como puderam perceber, não serve apenas para automóveis.
Contudo, é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para vos acompanhar nas viagens. Pode, também, ser uma ótima prenda, porque é útil e barato.
Podem adquirir o Baseus Energy Source Inflator Pump no site oficial por 41,99€.