Horizon Forbidden West é o mais recente jogo da PlayStation a chegar aos PCs.
Horizon Forbidden West já está disponível nos PCs, na sua Complete Edition, que inclui o jogo base e a sua expansão Burning Shores, através da Epic Games Store e da Steam Store – que neste caso abre as portas à Steam Deck.
Apesar de não ter o selo oficial Verde ou Amarelo de certificado de compatibilidade com a máquina da Valve, a Nixxes Software e a Guerrilla Games dizem-nos que “Horizon Forbidden West é jogável na Steam Deck”. Algo que, na nossa cobertura, nos fez agarrar logo na pequena máquina. E os resultados foram mistos.
Há uma boa e uma má notícia, caso pretendam jogar Horizon Forbidden West na Steam Deck. A boa notícia é que, de facto, Horizon Forbidden West corre na Steam Deck. A má notícia é que não corre nas condições ideiais, ou seja, os sacrifícios a nível de definições para ter uma experiência satisfatória são demasiado elevados.
Iremos continuar a analisar esta conversão de Horizon Forbidden West para PC nos próximos dias, mas no que toca à Steam Deck, para já as impressões não são as melhores. O jogo é jogável nas definições mais baixas disponíveis, atingindo os 30FPS com quebras, e recorrendo a tecnologias como o FSR2.2, mas o deterioramento da qualidade de imagem torna o jogo virtualmente injogável. Também é notória a perda de qualidade da experiência com todas as definições mais baixas, que retiram todo o esplendor natural do jogo.
Horizon Zero Dawn, ao contrário da sua sequela, apresenta-se em muito melhor forma na Steam Deck, sendo possível obter visuais e uma experiência semelhantes ao que a PlayStation 4 entrega.
Não é, no entanto, de estranhar estes compromissos na máquina da Valve, já que Horizon Forbidden West Complete Edition é, para todos os efeitos, um jogo desenvolvido para a PlayStation 5, sendo exigente não só a nível visual, mas também de escala, com o seu mundo aberto expansivo e rico. Por isso, se pretenderem jogar Horizon Forbidden West “on the go”, para já a melhor solução é recorrer às opções de streaming, através de uma PlayStation 5.
Contudo, há que notar que a Nixxes Software também nos confirma que vai continuar a trabalhar em melhorias para tornar Horizon Forbidden West melhor na Steam Deck. Mas não é para já.
Já nos PCs, as primeiras impressões com Horizon Forbidden West são extremamente fortes, com o jogo a tirar partido de algumas das tecnologias mais recentes dos GPUs da atualidade, aliado a desempenhos fantásticos. Iremos partilhar mais sobre o estado desta conversão no PC, nos próximos dias.