Por isso mesmo é que fomos ver e provar.
Chama-se Peixoco, ali mesmo voltado para o Rio Azul, junto à marina da bonita Setúbal, e é um daqueles restaurantes que nos dão uma onda de mar à mesa, com muito peixe fresco e pratos de choco para todos os gostos e modas, mariscos e boas entradas, para não falar no sortido dos pratos principais.
Quem vai almoçar à cidade do Sado geralmente não resiste a um prato de choco frito com as famosas tiras de choco enroladas em ovo acompanhadas com quartos de limão, maionese e batata frita. Pois, com um agradável couvert em cima da mesa composto por manteiga de algas, azeitonas marinadas e patê de cavala, é logo na abertura da ementa que se percebe que o Peixoco leva bem a sério o nome da casa.
No Peixoco, o tradicional choco frito, como não podia deixar de ser, é um dos mais pedidos, acompanhado com uma dose de batata frita de aspeto caseiro e uma maionese, caseira também. O prato tem uma apresentação moderna com batatas fritas de aspeto natural e tiras de choco panado que bem justificam, pelo seu ótimo sabor, a enorme fama e adesão a este prato, considerado tipicamente setubalense e no qual a maioria dos restaurantes aposta.
Mas nem todos os restaurantes são iguais e, no Peixoco, a qualidade, o esmero e o acolhimento não são coisa de somenos importância, pelo contrário. Com 22 lugares interiores, 30 na sala envidraçada e 46 de esplanada, o Peixoco tem uma relação ótima com a maresia e a luz do Sado, proporcionando momentos bastante agradáveis na degustação de pratos que só merecem boa nota e que correspondem piamente à missão expressa na carta, com a aposta em produtos frescos e espécies não ameaçadas.
Mas, antes do choco, vem o petisco. Nada como umas Ostras para abrir o apetite, e fresquíssimas. Há as Ostras ao natural, as do Sado, e as Ostras Grelhadas, ambas servidas à unidade e boas para degustar sem roubar espaço ao prato principal. Umas Tostas de Cavala (4 unidades) podem, também, fazer as delícias de quem gosta de abrir a mesa com alguns acepipes, muito graças à junção de pesto de frutos secos com coentros, cebola roxa e malagueta. Isto, para não falar nas entradas propriamente ditas, com marisco bastante atrativo como o Camarão Grelhado, por exemplo.
Dentro dos Tachos para dois, há o Arroz de Choco com tinta (com choco, camarões, pimentos, aioli e salsa), o Arroz de Peixe (uma generosa dose de 300g de peixe do dia com tomate, malagueta, pimento e coentro) e o Caril Verde de Peixe e Camarão (numa interessante mistura de pasta de caril caseira, camarão, peixe do dia e arroz branco), tudo pratos para dois, pois claro. Ficam satisfeitos e, a dividir, dá um final de refeição cujo valor a pagar não é estapafúrdio.
Nos pratos principais, merece nota máxima um excelente Risotto de Coentros, Limão e Espinafres, de excelente sabor cítrico, bem temperado e textura impecável. Não se lhe fica atrás a saborosíssima Salsicha de Atum, temperada com especiarias do Oriente e cebolinho picado, tzatziki (molho de iogurte grego com pepino ralado, azeite, hortelã e sumo de limão) e acompanhada por batata frita natural. Tão boa que quase parecia que estávamos a devorar um pedaço de carne picada perfeitamente cozinhado.
Para quem não prescinde dele, há também um belo Bife à Peixoco, servido com batata frita, molho de manteiga e alho. Há, ainda, as especialidades importadas mas não menos saborosas, como é o caso do Fish and Chips, feito com peixe espada preto do Atlântico acompanhado por batata frita, como a expressão indica, e maionese (realmente) caseira; há, ainda, o Choco Grelhado com tinta e batata assada – uma verdadeira delícia!
Para quem preferir, há os pratos na brasa, à dose e ao quilo, tal como se impõe a qualquer restaurante de pratos de mar. Não falta o Menu Criança, ótimo para aquietar os mais pequenos à mesa: ou Mini Fish ou Mini Bife, acompanhados por batata frita ou arroz.
Por fim, as sobremesas aparecem à mesa com um colorido tocante.
Além do convencional Doce da Nossa Casa de camadas doces servidas em copo de vidro (sem grandes surpresas), há o Cheesecake Basco, surpreendente, sem dúvida, por ser uma espécie de sobremesa de coulis de suspiro (onde nos pareceu sentir algum milho tufado) regada com molho caramelizado de morango, o que lhe dá um forte atrativo colorido, travo super doce.
A Mousse de Chocolate com pralinê de amendoim e caramelo salgado é outra experiência imperdível, nesta secção de sobremesas, e uma delícia que vale mesmo a pena provar.
Há, igualmente, Bolo de Maçã Reineta e Fruta do dia. Em matéria de bebidas, há vinhos à disposição e cocktails.
O Peixoco tem uma relação ótima com a maresia e a luz do Sado, proporcionando momentos bastante agradáveis em torno de pratos que merecem boa nota.
Tudo conjugado, o Peixoco resulta num restaurante carregado de especialidades que dão alma a esta linha ribeirinha da bela marina de Setúbal. É bom sabê-lo e, melhor ainda, prová-lo. O restaurante está à vossa espera todos os dias, das 12h às 22h30. Para reservas, podem fazê-lo através do site oficial ou ligando para o 265105268.