E quem diz Tesla diz outros modelos.
Em 2022, diz a Tesla que continuou a avançar na sua missão de acelerar a transição do mundo para a energia sustentável, tendo quebrado recordes a nível mundial com entregas de veículos.
De acordo com a marca, os Model 3 e Model Y tornaram-se presença regular no pódio de vendas de veículos em muitos mercados. Na Europa, por exemplo, o Model Y tornou-se o modelo mais vendido de todos os automóveis em novembro do ano passado.
Apesar dos desafios significativos do ano passado, que vão desde a escassez de semicondutores, crise energética, restrições logísticas e outras perturbações relacionadas com a COVID, a Tesla continuou a lançar as bases para o seu crescimento através da regionalização das cadeias de produção e fornecimento. Também iniciou a transição para uma estratégia de distribuição mais equitativa para diminuir os picos logísticos e de entrega.
O foco na melhoria contínua através de engenharia e processos de fabrico originais otimizou ainda mais a capacidade de fazer o melhor produto pelo melhor custo. Assim, e após um ano turbulento de perturbações na cadeia de fornecimento, a Tesla observou uma normalização de parte da inflação de custos, algo que trouxe boas novidades para os clientes em 2023.
Este ano, a Tesla reduziu por duas vezes os preços dos seus Model 3 e Model Y, o que fez com que, por exemplo, o Model 3 possa agora ser adquirido a partir de 39.990€. Desde janeiro, este automóvel sofreu uma redução de preço de 15.000€. É muito! Especialmente se considerarmos que, antes destas reduções, o Model 3 era vendido a partir de 54.990€.
Mas a verdade é que 39.990€ ainda é muito dinheiro, pelo que é perfeitamente natural que algum interessado olhe para o mercado em segunda mão à procura de uma boa oportunidade. Problema? Os impostos em Portugal.
É por isso que, recorrendo à importação, é possível poupar mais de 8.000€ na compra de um Tesla. É a Importrust, empresa de consultoria automóvel, que nos dá esta certeza. De acordo com a empresa, “ao importar o carro, o cliente poderá contar com um serviço rápido, transparente e personalizado, e o apoio completo em todas as etapas do processo para garantir a concretização do negócio sem preocupações burocráticas ou logísticas”.
A Importrust dá mesmo o caso de um Tesla Model 3 Standard Range Plus, de 2022, com 21.000 quilómetros percorridos, e que em Portugal pode ser adquirid por 38.490€ quando, recorrendo à importação, o mesmo modelo, vindo da Alemanha, custa 30.000€ (valor também abrange o transporte do veículo para Portugal, a inspeção tipo B, a atribuição de matrículas, as taxas do IMT, o registo do veículo e o serviço de preparação e lavagem). Falamos de uma diferença de 8.490€.
Quem quiser pode aceder ao website da empresa e preencher um breve questionário no pedido de proposta, indicando o motivo de contacto (venda, importação ou legalização), orçamento disponível e urgência. A partir daí, a Importrust realiza uma pesquisa no mercado internacional e, em apenas um dia útil, equipa apresenta uma proposta gratuita, transparente e sem extras ou condições ocultas. A empresa fornece transparência sobre o custo total do veículo e os pagamentos a serem realizados, para um veículo pronto a circular.