Além da Petroprix, espanhola Plenoil também vai vender combustíveis em Portugal

- Publicidade -

Isto vai ser giro.

Foi em julho deste ano que o Grupo Petroprix, a maior rede de estações de serviço low cost com combustível de qualidade em Espanha, anunciou a sua internacionalização. Mais especificamente para Portugal, Panamá e Chile. No caso da expansão para Portugal, uma data para a chegada desta empresa a território nacional era desconhecida, mas eis que, recentemente, surgiram novidades sobre este processo.

Durante a apresentação do plano estratégico do grupo, por ocasião do 10º aniversário, a Petroprix anunciou que a chegada a Portugal acontecerá ainda este ano. Ou seja, significa que, até ao final de 2023, teremos pelo menos uma estação de serviço da Petroprix a funcionar por cá. Entretanto, e de acordo com o JN, as primeiras estações irão abrir até ao final do ano na Covilhã e em Águeda.

Depois, o plano passa por, em 2024, abrir pelo menos mais 15-17 postos em Portugal, dando preferência inicialmente ao Grande Porto, só depois passando para a Grande Lisboa. E até ao final de 2025, o objetivo é ter 50 estações de serviço a funcionar no país. Assim, e em quatro anos, teremos mais de 100 postos de combustível Petroprix em funcionamento em Portugal.

Combustíveis mais baratos? Talvez

Em Espanha, esta gasolineira destacou-se da concorrência ao ter criado estações de serviço com pagamento automático e tecnologia própria. Ou seja, e uma vez que não tem as típicas lojas onde entramos para pagar o combustível, beber um café ou comer alguma coisa, isto permitiu à empresa reduzir custos. E uma vez que é tudo automatizado, os preços são mais vantajosos face à concorrência.

É precisamente este modelo que será replicado em Portugal, mas será difícil imaginar um abastecimento entre 10 e 15 cêntimos mais barato, tal como acontece em Espanha, devido à carga fiscal portuguesa. Mas quem sabe não teremos uma surpresa.

De resto, sabemos que estas estações estarão equipadas com pelo menos quatro bombas que oferecerão gasolina 95 e gasóleo e terão aditivos multifuncionais que aumentam o desempenho e a limpeza do motor.

Espanhola Plenoil também vai entrar em Portugal

Pois é, mais um gasolineira low-cost espanhola vai entrar no nosso país. Trata-se da Plenoil, cujo plano passará por abrir estações de serviço primeiramente no Grande Porto, estando planeada a abertura de 10-20 postos nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Guarda.

A empresa espanhola quer ter, pelo menos, entre oito a dez postos localizados nas maiores cidades a funcionar até ao final do próximo ano, planeando investir cerca de 500.000€ em cada posto de abastecimento de combustível. E sim, há também planos para postos de carregamento para veículos elétricos, mas tudo indica que seja somente em 2025.

A nível de preços, a Plenoil promete que o seu combustível será 8 a 10 cêntimos mais barato por litro.

Até 2027, a Petroprix e a Plenoil irão abrir mais de 120 postos de combustível em Portugal.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados