A EA Motive não vai usar o Frostbite Engine, o motor proprietário da Electronic Arts.
A Electronic Arts e o seu estúdio Motive (Star Wars Squadrons, Dead Space Remake) estão a trabalhar num jogo de ação single-player inspirado em Iron-Man, naquela que promete ser uma nova versão do herói da Marvel, à semelhança do que a Insomniac Games construiu com o seu Spider-Man e vai fazer com Wolverine.
Sendo da Electronic Arts e com a experiência da Motive no motor de jogo proprietário da produtora, o Frostbite Engine, esperar-se-ia que esta seria a escolha para construir Marvel’s Iron-Man. No entanto, não parece ser o caso e, numa publicação oficial, Patrick Klaus, Motive General Manager, revela que a sua equipa escolheu o Unreal Engine 5, que promete dar à equipa as ferramentas para “trabalharem a sua magia e criarem algo de realmente especial”.
O Unreal Engine 5 tem sido um dos motores de jogo mais utilizados em jogos de altas produções nesta geração, mas, até agora, foram poucos os jogos a serem lançados e a tirar total partido das suas capacidades.
Têm sido cada vez mais os estúdios a adotar o motor da Epic Games, deixando de parte as suas ferramentas proprietárias, como é o caso da Crystal Dynamics para o próximo jogo de Tomb Raider, ou a CD Projekt Red, que vai largar o seu motor proprietário no próximo The Witcher e na sequela de Cyberpunk.
Não é a primeira vez que vemos jogos da EA de altas produções a optarem pelo Unreal Engine. Apesar da maioria das suas produções tirar partido do Frostbite, a série Star Wars Jedi, da Respawn Entertainment, recorreu às versões mais recentes do Unreal Engine 4.
Marvel’s Iron-Man está a ser desenvolvido para PC e consolas da atual geração.