O festival de banda desenhada Amadora BD já começou e só termina a 29 de outubro.
Amadora é a capital da Banda Desenhada em Portugal nos próximos dias. Até 29 de outubro, a cidade recebe a 34ª edição do Amadora BD, festival dedicado ao género dos quadradinhos.
Este ano o evento homenageia os Clássicos Intemporais, e é esse o tema que inspira a cenografia geral. O Amadora BD reune mais de uma dezena de ícones da banda desenhada nacional e internacional, e apresenta-se como um festival para todos. A aposta deste ano vai para conteúdos generalistas, de forma a ir ao encontro de um público mais vasto e alargado.
O evento divide-se entre três espaços da cidade da Amadora, numa área total de 2100 m2 dedicados à arte da banda desenhada. Os fãs podem espreitar 13 exposições, sendo que 10 podem ser encontradas no Núcleo Central do Amadora BD, no antigo Ski Skate Amadora Park, a Galeria Municipal Artur Bual recebe duas exposições individuais, e a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos acolhe uma mostra dedicada a uma das mais emblemáticas personagens de westerns da banda desenhada.
Há a zona comercial, com 950 m2, onde vão existir inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras. Pelo segundo ano consecutivo há ainda uma área coberta de 250 m2 totalmente dedicada ao gaming, onde decorrem inúmeras iniciativas relacionadas com o universo da banda desenhada, como cosplay, jogos arcade, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras.
O evento termina com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), que mais uma vez atribui um prémio pecuniário no valor de 5000€, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.