Call of Duty, Overwatch, Candy Crush e até Crash Bandicoot, são agora propriedades da Microsoft.
Após uma longa batalha em tribunais e um escrutínio por parte de entidades reguladoras, a Microsoft conseguiu finalmente a permissão para concluir o negócio de 68,7 mil milhões de dólares, para adquirir a Activision Blizzard e todo o seu catálogo de propriedades intelectuais, dando-lhe assim controlo de alguns dos videojogos e franquias mais populares do planeta.
Assim, o portfolio da Xbox não só cresce com inclusão de um legado rico, onde por exemplo Crash Bandicoot e Spyro, duas mascotes da Sony PlayStation durante os anos 90, passaram agora a ser mascotes da Xbox.
Este negócio dá à Xbox controlo de propriedades como Call of Duty, World of Warcraft, Overwatch, Candy Crush Saga e Farm Heroes Super Saga, permitindo assim uma presença maior não só no mercado das consolas e do PC, mas também no mercado móvel.
Este negócio não significa que todos os jogos da Activision Blizzard deixem de ser exclusivos ou injogáveis noutras plataformas. Dita apenas aquilo que a Microsoft Xbox poderá fazer no futuro. Sabe-se, por exemplo, que a saga Call of Duty continuará multiplataforma, com presença garantida nas plataformas PlayStation durante, pelo menos, 10 anos.
No que toca a estúdios já constituídos, esta aquisição soma mais de nove estúdios e mais de 6000 mil produtores ao grupo da Xbox Game Studios, que em 2021 assimilou os talentos e grupos da Zenimax/Bethesda.
Se acompanharam esta aventura e esperariam encontrar jogos da Activision Blizzard no Xbox Game Pass, imediatamente a este capítulo final, vão ter que aguardar mais algum tempo. Através da conta oficial do Xbox Game Pass no X (antigo Twitter), é-nos comunicado que novos detalhes quando a isso “serão partilhados nos próximos meses”.