Mais de 40 mil pessoas partilharam falso passatempo no Facebook que oferece uma autocaravana

- Publicidade -

A sério que acreditam mesmo nisto?

Apesar de nos meter a par dos últimos acontecimentos do mundo, de nos permitir falar com amigos e familiares, e de nos permitir interagir com pessoas de todo o lado através dos grupos, onde muita gente se junta para partilhar oportunidades ou esclarecer dúvidas, o Facebook pode ser um lugar péssimo para se estar.

Além do constante spam de vídeos de vendas que vamos vendo por aí, muitos burlões tiram partido das facilidades de comunicação proporcionadas pela rede social de Mark Zuckerberg para levar a cabo os seus esquemas.

É burlas com supermercados, é burlas com o Jardim Zoológico ou o Zoo Santo Inácio, é burlas com outras coisas… enfim, são esquemas que nunca mais acabam, e agora há mais um, no qual mais de 40.000 pessoas parecem acreditar: o sorteio de uma autocaravana.

Por estes dias, é bem provável que já tenham reparado numa publicação que se tornou viral e na qual se podem ver várias fotos de uma suposta autocaravana que está para sorteio porque “não pode ser vendida”. Como devem imaginar, é a maior tanga do mundo.

Campix Portugal

“Temos esta autocaravana que não pode ser vendida por ter algumas amolgadelas e riscos ligeiros. Como ainda está em perfeitas condições, decidimos oferecê-la a alguém que a tenha partilhado e comentado até domingo, 20 de setembro, às 20 horas. A entrega será efectuada no prazo de 2 semanas! Obrigado e boa sorte!”, diz a publicação em questão, que já foi editada várias vezes. Aliás, os burlões são tão parvinhos que nem repararam que dia 20 de setembro é quarta-feira, e não domingo.

Mas o pior de tudo isto é que, à data de publicação deste artigo, o post em questão tem 9,3 mil likes, 23 mil comentários e 44 mil partilhas. Infelizmente, a ingenuidade das pessoas é algo que nos está sempre a surpreender.

Malta, vamos pensar um bocadinho: alguma vez alguém iria sortear uma autocaravana, um veículo que custa milhares de euros, só por ter “algumas amolgadelas e riscos ligeiros”? Aliás, este nem sequer é um motivo válido para um veículo destes não poder ser vendido. E o mais caricato nisto tudo é que o post em questão refere que a autocaravana “está em perfeitas condições”. Então, tem algumas amolgadelas, mas está em perfeitas condições? Isto nem sentido faz!

E claro, jamais alguém iria sortear uma caravana… ao invés de a vender.

Uma burla que serve para roubar os nossos dados

Como sempre, tentamos perceber como é que esta burla funciona, mas chegámos a um passo em que nada acontece. Basicamente, se vos apetecer comentar a publicação em questão, irão receber um comentário em resposta a pedir para clicarem onde diz “Registar”.

Se o fizerem, serão redirecionados para uma página que vos pergunta de onde é que vêm, com três hipóteses à escolha: Facebook, Instagram e WhatsApp. Seja qual for a opção escolhida, serão redirecionados para uma página que vos dá os parábens por algum motivo, pois estão a um passo de ganhar a vossa Camper (autocaravana).

Depois, os burlões pedem que cliquem no botão “Continuar…” para, em seguida, preencherem o formulário do “patrocinador”.

E clicando nesse botão, são redirecionados para uma página que diz em letras garrafais “PROMOÇÃO COMPRAS ONLINE 1500€”. Então, não estavam a oferecer uma autocaravana? Pois…

Este sorteio de um voucher de supermercado, alegadamente promovido pela ALDANITI INTERNATIONAL NETWORK, LTD, não quer mais do que ter acesso a todos os vossos dados, como email, nome e apelido, data de nascimento, número de telemóvel e morada, para construir uma base de dados e, futuramente, enviarem email para vos tentar burlar de outras formas.

De facto, preenchemos este formulário (com dados falsos, obviamente), mas chegamos depois a uma página que nos informa que ainda tem umas surpresas guardadas, mas nada acontece. Daí acharmos que este formulário não serve para mais do que preparar futuros esquemas.

Além disso, quando virem publicações destas, tenham em conta o historial da página. Esta foi claramente criada por estes dias, tal como outras páginas falsas. E nunca, jamais, cliquem em links destes.

- Publicidade -

2 Comentários

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados