Não é, porém, a primeira operadora no mercado nacional a comercializar estas velocidades.
Lembram-se dos tempos da Internet a 56kbps, com aqueles bips intermináveis no telefone de casa? Nós também. Foram tempos desafiantes e, hoje, ao pensarmos nisso, nem percebemos bem como é que conseguimos passar por essa fase.
Os anos passaram, as velocidades mudaram, mas, em Portugal, as velocidades na ordem dos 1gbps têm demorado a chegar aos clientes domésticos. É certo que as três principais operadoras – NOS, MEO e Vodafone – já tinham lançado pacotes de Internet de 1Gbps, mas, superior a isso, ainda nenhuma se tinha aventurado.
Até hoje. A MEO acaba de lançar no mercado uma oferta de internet a 10 Gbps simétricos (download e upload) para os segmentos de consumo e empresarial. Porém, a operadora não é a primeira no país a fazê-lo. Esse feito coube à LigaT, uma recente operadora portuguesa que, para já, ainda atua muito a nível regional, não sendo, para todos os efeitos, uma séria concorrente para as outras que dominam o mercado.
Mas voltando à MEO. Esta nova oferta está disponível a partir de hoje em todas as capitais de distrito do país, com valores a partir de 99,99€/mês. Todos os pacotes incluem o novo router fibergateway – que suporta ligações até 10Gbps e WiFi 6, e ainda, um extensor inteligente MEO Smart WiFi, que permite a cobertura de todas as divisões da casa ou do escritório com a capacidade, velocidade e qualidade de serviço da rede de internet fixa.
A LigaT também promove esta oferta de Internet a 10Gbps, mas somente garante essa velocidade para o download. Em termos de upload, fica-se pelos 5Gbps. A vantagem, em relação à MEO, é que não tem qualquer fidelização, mas em contrapartida pede 120€ de instalação do serviço.
A nova oferta da MEO pode não cobrar nenhum custo de instalação, mas exige 24 meses de fidelização ao consumidor.