Metro de Lisboa divulga imagens de acesso às novas estações subterrâneas da Linha Vermelha

- Publicidade -

Através do prolongamento da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara, o Metropolitano de Lisboa disponibilizará mais 4 novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

Metro de Lisboa continua a expandir, de modo a acompanhar a evolução da cidade de Lisboa. Fomenta a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promove a redução dos tempos de deslocação, a descabornização e a mobilidade sustentável.

O Metro de Lisboa rapidamente se expandiu no centro da capital portuguesa e chegou a outros concelhos limítrofes, numa lógica de apoio ao planeamento integrado dos transportes urbanos com os suburbanos, disponibilizando interfaces que conjugam e integram vários modos de transportes.

No futuro, mais especificamente em 2026, através do prolongamento da linha vermelha de São Sebastião a Alcântara, o Metro de Lisboa disponibilizará mais quatro novas estações. Numa extensão de cerca de quatro quilómetros, Lisboa poderá usufruir das estações Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

Ora, o Metropolitano de Lisboa divulgou agora, através de imagens 3D geradas por computador, como serão os acessos às estações subterrâneas de Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique e Infante Santo.

Estação Campolide/Amoreiras

Metro de Lisboa - Campolide/Amoreiras

Tem a sua localização prevista ao longo da Avenida Conselheiro Fernando de Sousa, próximo do cruzamento desta com a Avenida Engenheiro Duarte Pacheco. Construída a céu aberto pelo método cut and cover, será implantada a cerca de 18,5 metros da superfície.

Estação Campo de Ourique

Metro de Lisboa - Campo de Ourique

Ficará localizada junto ao Jardim da Parada. Nesta zona de planalto, a profundidade do traçado da via é de cerca de 35 metros e a solução construtiva será em NATM. Esta estação representa um grande desafio do ponto de vista da construção devido à malha urbana apertada. Trata-se de uma zona central de Campo de Ourique, onde a implantação de acessos da estação no Jardim da Parada não terá impacto significativo na harmonia e arranjo paisagístico do jardim.

Estação Infante Santo

Metro de Lisboa - Infante Santo

Com uma profundidade de 29,5 metros, ficará localizada entre a Avenida Infante Santo e a Calçada das Necessidades. A acentuada pendente desta Avenida determina uma forte variação de profundidades entre as extremidades da estação. Logo, a solução construtiva será igualmente em NATM. Da Avenida Infanto Santo a Alcântara, será construído um viaduto de 380 metros que atravessará o vale de Alcântara entre o Baluarte do Livramento e a futura estação.

Depois há também a Estação de Alcântara. Ficará localizada à superfície na atual via de acesso à Ponte 25 de Abril e estabelecerá a ligação de correspondência à futura linha intermodal ocidental sustentável.

A conclusão deste prolongamento está prevista para 2026, estando enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026, com um financiamento no montante global de 405 400 000,00€ (quatrocentos e cinco milhões e quatrocentos mil euros).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados