Portugueses, americanos e brasileiros entre as nacionalidades compradoras.
Lisboa está a sofrer uma profunda remodelação urbanística devido aos novos projetos de arquitetura e também à recuperação de edifícios antigos. Os empreendimentos de luxo que agora se erguem estão a dar uma nova vida às zonas mais centrais da cidade.
Entre os edifícios em desenvolvimento que estão a valorizar importantes bairros da cidade cinco exemplos merecem destaque: o Infinity, em Sete Rios; o O’Living, nos Olivais; o Liberdade 49, na Avenida da Liberdade; e o BOW, no Marquês de Pombal.
Infinity (Sete Rios)
Com vistas que se estendem desde Monsanto ao Aqueduto das Águas Livres e ao rio Tejo, a torre Infinity, da promotora imobiliária Vanguard Properties, já está a marcar a paisagem de Sete Rios.
O edifício, que estará concluído no outono de 2023, é composto por 26 pisos acima do solo e 195 apartamentos com tipologias de T0 a T6 Duplex, e 329 lugares de estacionamento. A arquitetura é da responsabilidade da equipa de projetistas da Saraiva + Associados. O conceito por eles criado apresenta uma implantação concêntrica, composta por três “asas” ligadas a um núcleo central onde cada braço terá uma designação e organização tipológica própria: River, Nature e City. A imagem fluída e orgânica do edifício enfatiza a peça arquitetónica de linhas modernas e elegantes. Alguns apartamentos em duplex terão de terraços com duplo pé-direito, ajardinados.
O condomínio vai oferecer um conjunto de amenities verdadeiramente únicas no país, ao nível dos melhores hotéis de Lisboa: destacam-se uma piscina exterior no 24.º piso, uma piscina interior para adultos, outra para crianças, duas salas de festas, um ginásio de generosas dimensões, kids club, spa, salas de reuniões e pátio interior com extensas áreas ajardinadas complementadas por um campo de padel.
O’Living (Olivais)
Nos Olivais, a cinco minutos do Parque das Nações, está em construção o O’Living, da Mexto, que ajudará a criar uma zona residencial privilegiada na região oriente da cidade. O projeto que conta com dois edifícios terá 86 apartamentos com tipologias que variam de T1 a T4. Vocacionado para as famílias portuguesas, as casas do O’Living têm áreas de 64m² a 216m².
Todos os apartamentos do O’Living beneficiam de estacionamento subterrâneo com lugar para 128 veículos e espaços comerciais no piso térreo. Conta, ainda, com um bicicletário, cozinhas totalmente equipadas pela AEG, ar condicionado, entre outros detalhes que ajudam a garantir o conforto máximo, como o controlo de iluminação e o ensombramento de fachadas. Os amplos vãos de janelas, varandas e terraços permitem, ainda, tirar maior proveito da luz de Lisboa.
Com a assinatura do atelier de arquitetura Saraiva + Associados, o O’Living distingue-se pelo design moderno e pela qualidade dos espaços interiores únicos. A arte também está presente neste projeto. A Mexto desafiou o artista Pedro Pires a desenvolver um projeto artístico único, exclusivo e à medida, que fará parte integrante do lobby de cada um dos dois edifícios.
Liberdade 49′ (Avenida da Liberdade)
Já na avenida mais luxuosa da capital está o Liberdade 49′. O empreendimento Liberdade 49′ é um projeto de reabilitação de um edifício histórico, da promotora imobiliária de luxo Príme Portugal. Com um total de 6 pisos, conta com 15 apartamentos a partir de 72m2, para um T1, até 194m2, para um T3. O edifício reserva ainda um apartamento muito especial, uma penthouse que ocupa os dois últimos pisos do edifício na íntegra. O terraço privativo com 130m2 tem uma piscina panorâmica com uma vista única sobre a cidade de Lisboa, onde é possível contemplar o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo.
O Liberdade 49′ foi cuidadosamente desenhado de modo a otimizar a luminosidade e o espaço. As enormes janelas de sacada proporcionam uma vista para a Avenida da Liberdade e para o centro cosmopolita de uma das mais apelativas cidades europeias. Com uma localização privilegiada, o empreendimento apresenta excelentes condições de privacidade e segurança, sendo que todos os apartamentos têm estacionamento privativo.
Com a arquitetura do atelier Ana Costa, este é um projeto de reabilitação de um edifício da zona mais nobre da cidade e que alia sofisticação e intemporalidade, seguindo os padrões que caracterizam os projetos da Príme Portugal Investment. A fachada foi completamente reconstruída, com destaque para as grandes janelas de sacada, que foram ampliadas e receberam painéis refletores dourados, realçando o magnífico fluxo de luz da cidade e emprestando ao edifício uma nova vida.
BOW (Marquês de Pombal)
Já no Marquês de Pombal está a nascer o BOW, um empreendimento com tipologias de T1 a T5, e uma penthouse com 1356m2, que se distribui pelos três últimos pisos. Este triplex é um dos maiores apartamentos da cidade de Lisboa e conta com cinco suites, duas cozinhas e cinco lugares de garagem. O terraço, que se divide pelos três pisos, tem uma área total de 612m2, com duas piscinas panorâmicas, e uma vista sobre o Castelo de São Jorge e o rio Tejo.
Com um total de nove pisos e quatro espaços comerciais, este empreendimento conta com 17 apartamentos a partir de 82m2 para um T1 e 199m2 para um T3. A área total de espaços comerciais é de 655m2 e estão agora disponíveis para venda, com rentabilidade de arredamento associada, tornando o investimento muito atrativo para os clientes.
Com uma localização privilegiada, o empreendimento tem ginásio com equipamentos de excelência, apresenta excelentes condições de privacidade e segurança, e todos os apartamentos dispõem de estacionamento privativo. A conclusão do projeto está prevista para o último trimestre de 2023.
Com assinatura do reconhecido atelier Ana Costa, que encontrou na complexidade deste edifício uma forma simples de o transformar, incluiu na fachada uma estrutura metálica reverberante numa malha vertical que alonga a fachada, tornando-a singela e delicada.
Entre as principais nacionalidades compradoras destes projetos estão os portugueses, os americanos e os brasileiros.