Bolt está atenta a alegados comportamentos indevidos dos motoristas

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E para aumentar a segurança, a Bolt está já a testar a funcionalidade facial dos motoristas.

Nas últimas semanas, têm surgido vários relatos nas redes sociais de alegados comportamentos indevidos dos motoristas que trabalham com a Bolt. Uns testemunhos falam em tentativa de rapto (gravíssimo), outros falam de conduta imprópria, e isto sem referir situações como passarem sinais vermelhos, atravessarem traços contínuos, não darem cedências, avançarem por outros caminhos… São várias as situações, e a verdade é que a Bolt está atenta a todo este desenrolar de acusações.

No passado mês de junho, o Portal da Queixa partilhou dados relativos a queixas sobre o setor TVDE, tendo revelado que a Bolt foi a operadora que registou a maior subida de reclamações: mais 74% face a 2022. E são muitas as queixas que se podem ler na plataforma.

Face aos acontecimentos recentes, a Bolt veio recentemente a público referir que está a “par” do que se tem passado.

“Asseguramos que todos os casos reportados são cuidadosamente analisados pelas nossas equipas, que procuram sempre garantir uma solução justa para todas as partes. Assim, apelamos aos utilizadores que nos comuniquem diretamente através da app todas as situações em que se tenham visto de alguma forma ameaçados, de forma a podermos avaliá-las e tomar as devidas providências, sendo também fundamental que reportem todos os casos dessa natureza às autoridades competentes, com quem estamos sempre disponíveis para colaborar na investigação aos comportamentos que possam pôr em risco a segurança e o bem-estar dos passageiros”, diz a empresa num comunicado publicado nas redes sociais.

A empresa diz também que segue “as normas relativas aos requisitos que os motoristas ao serviço das frotas devem preencher para desempenhar a atividade de motorista TVDE”. E aí tudo certo, mas a verdade é que existem várias situações em que pedimos um serviço através da aplicação, onde nos surge a foto de quem nos vai apanhar, e depois, afinal, é outra pessoa completamente diferente ao volante. Eu, que vos escrevo este artigo e já apanhei vários TVDE, já presenciei isto, assim como outras centenas ou milhares de pessoas.

Além disso, basta fazer uma breve pesquisa nas redes sociais para se perceber que existem empresas/indivíduos que vendem cartas de condução e licenças TVDE prontas a utilizar, o que significa que qualquer pessoa pode começar a exercer sem estar legalmente habilitado a tal. E sem ter feito os devidos procedimentos, obviamente.

Na mesma publicação, a Bolt diz ainda que tem disponíveis na app várias ferramentas úteis para os utilizadores, tais como:

  • Partilha da localização: permite que amigos ou familiares acompanhem a localização do veículo em tempo real, mesmo que não tenham a app da Bolt instalada no telemóvel;
  • Botão de emergência: é possível ligar ao 112 de forma rápida e discreta com um clique durante a viagem;
  • Unmatching: um motorista que receba uma classificação de 1 estrela de um passageiro não voltará a receber pedidos de viagem desse passageiro.

E de modo a deixar os clientes mais descansados, a Bolt refere ainda que está em fase de testes a funcionalidade de verificação facial dos motoristas, que irá permitir confirmar regularmente que a pessoa que presta o serviço é a mesma que aparece na app.

Mas também há clientes com comportamentos impróprios

Ser TVDE é, no fundo, ter contacto com o público, mesmo que nenhuma palavra seja trocada durante a viagem além do “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Obrigado”. E há sempre um ou outro cliente que gosta de implicar, mesmo quando não tem razão, ou que se porta mal sem motivo aparente.

Dito isto, a funcionalidade Unmatching também serve para os condutores.

“De forma a garantir que as más experiências não se repetem, damos-lhe a possibilidade de solicitar à nossa Equipa de Suporte o bloqueio de clientes que tenham demonstrado comportamentos incorretos. Desta forma, não vai voltar a receber pedidos da pessoa em questão”, diz a Bolt num email enviado aos seus parceiros.

“No caso de transportar um cliente problemático, reporte a situação na secção “Ajuda” na app, indicando a viagem em questão. De seguida, poderá solicitar o bloqueio do cliente para a sua conta, mediante a apresentação de uma justificação”, segundo se poder ler no mesmo email, no qual a Bolt refere que o feedback é essencial para “tomar medidas”.

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1 Comentário

  1. Antes de iniciar uma viagem foi me pedido na APP para tirar foto do cartão cidadão e selfie minha porque me aconteceu isso ? É normal? Fui como passageira e falei com amigos e nada disso lhes aconteceu . Tenho receio porque dei foto do cartão cidadão frente e verso

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