O investimento é de 1,7 milhões de euros.
Em janeiro de 2023, o Primeiro-Ministro e o Ministro da Saúde deslocaram-se a Leiria, no âmbito da iniciativa PRR em Movimento, para visitar as obras da nova Unidade de Saúde de Parceiros e Azoia.
A 7 de julho, seis meses depois, regressaram ao mesmo local para inaugurar o centro de saúde que servirá mais de 6500 utentes e que é um exemplo dos vários investimentos que estão a ser concluídos com verbas PRR. Neste caso em particular, o investimento foi de 1,7 milhões de euros.
O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, destacou que, no total, estão a ser construídos 124 novos centros de saúde em todo o país, num investimento de 277 milhões de euros, e a serem concretizadas reabilitações em 347, num investimento de 225 milhões de euros. O governante apresentou várias medidas que demonstram a aposta essencial que se está a fazer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para ter mais cuidados de saúde primários.
Em relação aos centros de saúde, Manuel Pizarro avançou que o Governo vai generalizar as chamadas Unidades de Saúde Familiar (USF) de modelo B, isto é, com pagamento associado ao desempenho.
Com esta medida, explicou, será possível atrair mais profissionais para o SNS e proporcionar um acompanhamento de proximidade aos cidadãos, que contribua para melhor acesso, promoção da saúde, prevenção da doença e aumento do diagnóstico precoce.
A este propósito, recordou a recente contratação de mais 314 médicos de família, que darão resposta a 500 mil utentes. Com a generalização do modelo das chamadas USF B será possível atribuir médico de família a mais 250 mil utentes.
O Ministro destacou que os 920 centros de saúde vão contar com aparelhos de MAPA/Holter, que permitirão um melhor diagnóstico e acompanhamento das doenças cardiovasculares – que ainda são das principais causas de morte e de morbilidade em Portugal.