A importância de escolher a cadeira de escritório ideal para trabalhar é fundamental.
Não são só de secretárias que um escritório é feito. Na realidade, uma secretária só pode ser perfeita se for acompanhada pela cadeira ergonómica correta.
Nós por aqui sabemos do que falamos, até porque passamos grande parte do nosso tempo de trabalho sentados, normalmente várias horas de seguida, e já começámos a sentir algumas dores lombares e nas pernas também, o que nos levou a procurar uma solução para o nosso problema. Após alguma reflexão e pesquisa, percebemos exatamente a raiz do nosso problema: as nossas cadeiras de escritório não estavam convenientemente pensadas para proporcionarem conforto durante as largas horas de trabalho. E daí colocámos a questão: afinal, qual é a importância de escolher a cadeira ideal de escritório?
A realidade é que esta é a peça de mobiliário que mais tempo vamos usar, e quando esta não é confortável e robusta, a verdade é que isso pode acabar por reverter num dia de trabalho mais cansativo, logo menos produtivo e, até, menos criativo.
Afinal de contas, quem é que quer passar o dia de trabalho cheio de dores e a sentir-se exausto, quando podemos optar por escolher corretamente a nossa cadeira, a nossa ferramenta de trabalho, e apostar assim numa cadeira que corrija a nossa postura corporal, reduzindo a dor de costas e promovendo um boost no nosso humor e produtividade?
Dito isto, temos de ter em conta algumas características quando escolhermos a cadeira de escritório ideal: altura e encosto ajustáveis, bem como a profundidade da cadeira em si, os apoios para os braços também ajustáveis, e o tipo de almofada que a mesma tem e o suporte lombar.
Por isso, quando a Flexispot, uma empresa pioneira na construção de mobiliário de escritório cinético, com muito material adaptado aos tempos modernos, nos propôs testar uma das suas cadeiras ergonómicas, em concreto a FlexiSpot BS7, não tivemos como recusar.
Começamos por dizer que, ao receber a cadeira em casa, conseguimos montá-la muito facilmente, mas que é um trabalho manual que pode requerer a montagem a quatro mãos. A destacar que, logo depois de estar montada, o que mais nos chamou à atenção foi o facto de esta ser uma cadeira esteticamente muito apelativa, com o seu tom cinza claro e desenho elegante tanto do encosto, como dos braços da mesma.
Ou seja, o seu design foi claramente feito a pensar para ser integrada num escritório moderno, quer em contexto empresarial, quer em contexto doméstico, algo que é raro de se dizer das ditas típicas cadeiras de escritório.
Mas, montagem feita, estética aprovada, o que se pode dizer do conforto da mesma? Pois é, também aqui a cadeira BS7 conseguiu surpreender-nos! A verdade é que toda a sua estrutura, nomeadamente o apoio lombar, foram pensados e executados de uma forma que nos permite ficar sentados largas horas sem comprometer em demasia a zona lombar.
Isto tudo porque a parte traseira é feita de uma combinação de poliuretano e plástico duro, em que a parte mais plástica acaba por se adaptar perfeitamente, já que ajusta automaticamente a resistência do encosto ao peso corporal de quem lá está sentado. Isto é particularmente importante para quem sofre de problemas da coluna, como a espondilolistese por exemplo.
Em termos mais técnicos, esta cadeira pode ser ajustada de 70 a 90,5cm, variando conforme a pessoa for mais alta, e adaptando-se muito facilmente à altura da secretária (ainda se adapta mais facilmente quando podemos regular a própria mesa para a altura ideal). Isto permite-nos colocar os pés no chão e evitar que estes fiquem suspensos no ar, não causando, por isso mesmo, mais desconforto e pressão sobre a nossa coluna e joelhos. Também conseguimos aliviar a pressão sobre os nossos braços e ombros, já que estes ficam corretamente ajustados à secretária.
Outro aspeto importante referir é que também é possível regular o ângulo de inclinação do encosto, ou seja, se tivermos o encosto muito direito, vai acontecer que as nossas costas vão ter de se adaptar a esse formato que não respeita a natural curvatura da nossa coluna. Isto não acontece com a cadeira BS7, que não só respeita esta curvatura, como possibilita que possamos regular a inclinação do encosto para maior conforto e comodidade.
Este encosto tem também uma malha transpirável de última geração, que favorecerá todos aqueles que transpirem muito. Esta malha também é a mesma que cobre toda a zona do assento da cadeira, e agora com a temperatura mais alta, este é um ponto a favor de quem quer ter a melhor experiência de trabalho possível.
Também as rodas da cadeira são extremamente silenciosas e permitem girar a cadeira em qualquer direção, já que as mesmas são feitas de poliuretano, sendo igualmente super resistentes, algo imprescindível para ambiente de co-working e também para a nossa própria concentração.
Resumindo, uma cadeira de escritório é algo essencial em contexto de trabalho, e quando escolhemos a cadeira certa para nós, estamos a apostar num ambiente de trabalho não só mais confortável e ergonómico, mas também mais produtivo. E por isso mesmo, a cadeira BS7 da FlexiSpot é de facto, uma escolha acertada.
Da nossa parte, podemos acrescentar que está aprovadíssima e que, em conjunto com a secretária, temos sentido uma melhoria significativa durante as horas de trabalho em termos de conforto, com menos fadiga e sobretudo menos dores lombares. No entanto, é conveniente acrescentar que se trata de um investimento algo avultado, já que o seu preço situa-se nos 499,99€.
A verdade é que pode ser um investimento monetário a considerar, mas se pensarmos nisso como um investimento na nossa saúde e bem-estar, percebemos que vale cada cêntimo. Nós, por aqui no Echo Boomer, já não passamos sem a FlexiSpot cadeira BS7.
Equipamento cedido para análise pela FlexiSpot.