Um projeto da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura.
Na sequência da tragédia provocada pelos incêndios florestais no verão de 2017, a Infraestruturas de Portugal assumiu a construção de um Memorial de homenagem a todas as vítimas, localizado junto à EN236-1, na zona de Pobrais em Pedrógão Grande, tendo por base um projeto da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura.
O Memorial inclui um lago de enquadramento, com cerca de 2.500 m2 de área, alimentado por uma gárgula com 60m de extensão, sendo bordejado por uma faixa de plantas constituída por nenúfares brancos, lírios e ranúnculos. Inclui também, como peça fundamental, um Muro com a inscrição do nome de cada uma das 115 pessoas vitimadas nos incêndios florestais de junho e outubro de 2017.
De modo a garantir as condições de fruição do Memorial, nomeadamente em termos de segurança rodoviária no acesso ao mesmo e na circulação em plena via, a IP procedeu à construção de uma meia rotunda na EN 236-1 ao km 7,5, de forma a permitir o movimento de inversão para veículos, bem como ao alargamento da estrada para integração de uma via de desaceleração e aproximação à zona de inversão de marcha, para além da requalificação do ambiente paisagístico marginal da EN236-1 junto ao Memorial.