“Pieces of Me” é o nome da obra de 41 mil peças para celebrar o poder da auto-expressão criativa na comunidade LGBTQIA+.
No Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Grupo LEGO e a atriz Samira Wiley (The Handmaid’s Tale, Orange is the New Black) juntaram-se numa colaboração que resultou num retrato de 41 mil peças e no registo de uma história pessoal da atriz, que é também membro e defensora dos direitos da comunidade LGBTQIA+.
Parte da iniciativa LEGO Certified Professional Builders, sob o lema ”Constrói um autorretrato para celebrar todas as peças que fazem de ti quem és”, “Pieces of Me” é um retrato gigante de um metro e meio de altura. Demorou 200 horas a ser construído e incluiu três sessões criativas de uma hora com Samira em que partilhou abertamente histórias e momentos caricatos.
A obra de arte completa, que vai estar em exposição 8 de junho a 23 de agosto na LEGO Masterpiece Gallery em Billund, na Dinamarca, combina as peças da vida de Samira que ajudaram a formar quem ela hoje é e inclui referências pessoais à família, à importância da experimentação criativa e dois símbolos adinkras que Samira tem tatuados como forma de homenagear as raízes da África Ocidental: Nsoromma, que significa “Criança do céu” e assinala a profunda gratidão aos antepassados; e, Okodee Mmowere, o símbolo adinkra da coragem e valentia. O retrato conta também com o padrão colorido do arco-iris, que simboliza a sua missão pessoal de dar visibilidade aos grupos marginalizados em que ela, como diz, se enquadra.
Em comunicado, Samira Wiley partilha o seu testemunho sobre o que significa este projeto e a importância de celebrar a comunidade LGBTQIA+: “Comemorar quem somos e todas as peças que fazem de nós quem somos é muito importante, e, como parte da comunidade LGBTQIA+, sei o que vale acolher a oportunidade de demonstrar o nosso orgulho. Foi uma maravilha criar este retrato, pois tive a oportunidade de o fazer de maneira criativa e lúdica. Como atriz, passo a vida a debruçar-me sobre a identidade das outras pessoas para perceber como posso assimilá-las no meu próprio papel, mas nem sempre o faço comigo mesma. O processo de criação deste retrato permitiu-me ver-me a mim própria pelos olhos das outras pessoas e isso foi verdadeiramente inspirador e recompensador. O brincar é uma parte tão importante da autoexpressão criativa — permite-nos descobrir e partilhar quem somos e ter orgulho de quem somos.”
Já segundo Julia Goldin, Chief Product and Marketing Officer do Grupo LEGO: “Pieces of Me é um convite aberto aos criadores a terem um momento de auto-valorização de maneira lúdica. A brincadeira e a autoexpressão criativa andam de mãos dadas, e o processo de construção de um autorretrato dá-nos uma oportunidade de mostrar ao mundo quem somos e comemorar as peças de nós próprios de que mais nos orgulhamos. No Grupo LEGO, acreditamos que Todos são Incríveis e assumimos o compromisso de construir um mundo mais diverso e inclusivo em que toda a gente possa ser quem é e alcançar o seu potencial.”
O retrato “Pieces of Me” de Samira vai estar exposto de 8 de junho a 23 de agosto na LEGO Masterpiece Gallery, na LEGO House, em Billund, Dinamarca — a Casa do Tijolo.
Para ficarem a saber mais sobre os episódios por trás desta construção, podem ler o artigo completo na página da Rolling Stone.