Entre as medidas mais recentes conta-se a instalação de 136 módulos fotovoltaicos.
A Marina de Vilamoura tem vindo a desenvolver iniciativas de melhoria da qualidade em geral e da qualidade ambiental que já lhe valeram não só a atribuição de certificações abrangentes, mas também de distinções específicas para marinas.
Todas estas certificações foram atribuídas à Marina de Vilamoura em resultado de um plano rigoroso e abrangente, que contempla várias medidas e iniciativas no campo da sustentabilidade. Entre as medidas mais recentes, conta-se a instalação de 136 módulos fotovoltaicos (460W), que permitem uma redução de CO2 estimada em 12 toneladas por ano.
Além disso, a Marina de Vilamoura adquiriu recentemente um veículo 100% elétrico para o transporte de resíduos. Esta viatura circula na envolvente da marina diariamente, permitindo a redução do ruído e evitando a emissão de gases de escape junto dos transeuntes e esplanadas.
Já no que toca ao consumo de água e energia, a Marina de Vilamoura tem vindo a tomar medidas de redução e controlo, tanto através da modernização de equipamentos – por exemplo, torneiras com redutores de caudal acionados por sensores e/ou temporizadores – como da implementação de regras e da sensibilização ambiental junto dos clientes, parceiros e prestadores de serviços.
Este tipo de medidas permitiram uma redução do consumo de água e de eletricidade nos balneários da Marina na ordem dos 50%.