A nova campanha Play Unstoppable surge no seguimento de estudos que concluíram que as raparigas se sentem menos limitadas do que os rapazes por preconceitos de género típicos associados ao jogo.
O Grupo LEGO deu início a uma nova campanha que chega para celebrar o mundo feminino e das raparigas “quando lhes são dadas oportunidades para jogar sem limites”.
Chama-se Play Unstopabble e tem como objetivo quebrar tabus e questionar os estereótipos à volta das brincadeiras, práticas de desporto e, claro, atividades de construção criativa onde se destacam os LEGO, através da promoção e incentivo de desbloqueio e liberdade de brincar.
A campanha surge no seguimento de estudos levados a cabo pelo Geena Davis Institute, em 2021, que concluiu que as raparigas estão cada vez mais confiantes em participar em todo o tipo de atividades, muitas delas socialmente impostas através de estereótipos como “atividades de meninos”.
De acordo com o estudo, as raparigas sentem-se menos limitadas e apoiam menos os preconceitos típicos de género do que os rapazes quando se trata de brincadeira criativa (74% dos rapazes vs. 62% das raparigas acreditam que algumas atividades se destinam apenas às raparigas, enquanto outras se destinam aos rapazes) e estão mais abertas a diferentes tipos de brincadeira criativa em comparação com o que os seus pais e a sociedade normalmente incentivam, sendo o futebol um dos principais elementos distintivos — a 82% das raparigas parece bem as raparigas jogarem futebol e os rapazes praticarem ballet, perante apenas 71% dos rapazes.
Juntamente com a iniciativa, o Grupo LEGO revelou também um novo set da linha Icons, que celebra o futebol no feminino, com lançamento no dia 6 de junho. É o set LEGO Icons of Play, dirigido a maiores de 10 anos, que recria meio campo de futebol com mini figuras em jogo, e que chega às lojas por 99,99€.