Empresas Online 2.0 permite constituir uma sociedade em apenas 10 minutos

- Publicidade -

Estejam onde estiverem, seja a que horas for.

É hoje lançada a nova plataforma Empresa Online 2.0, que permite reduzir a burocracia e simplificar ao máximo o processo de criação de empresas. Através dela, qualquer cidadão conseguirá constituir uma sociedade, cumprindo todos os passos legais necessários, em não mais de 10 minutos. Estejam onde estiverem, seja a que horas for.

Desta forma, não precisam de perder tempo em filas nem deslocações a um balcão, estando este serviço disponível 24 horas por dia. Para a criação da empresa, basta um Cartão de Cidadão com assinatura digital ativada. Isto, claro, além dos profissionais habilitados: advogados, notários e solicitadores.

A principal novidade passa pelo mesmo por um processo de constituição de empresa que é ainda mais rápido e amigável para o utilizador. Aqui podem criar uma nova empresa, assinar digitalmente o pacto social e realizar o pagamento pela modalidade mais conveniente (incluindo por MBWay).

Desta forma, a nova plataforma tem como objetivo acelerar a competitividade, reduzindo a carga burocrática e simplificando processos. Isso consegue-se, por exemplo, garantindo a interoperabilidade com outras entidades da administração pública – ligações com entidades como Autoridade Tributária, Segurança Social, SIBS, AMA ou CTT e ligação com o contabilista responsável.

Mas ao certo, em que é que o processo fica facilitado com a Empresas Online 2.0?

Desde logo, através do pré-preenchimento da informação. Através do Empresa Online 2.0, o sócio-gerente indica quem são os outros sócios que, concordando com a participação na empresa, terão apenas de autorizar a utilização dos dados que a administração pública já detém, a partir das bases de dados disponíveis. Tudo fica mais simples, mais eficiente, mais rápido.

Outro destaque vai para a criação de sociedade anónimas, uma possibilidade que estava suspensa desde 2017, e que fica novamente disponível. Também podem criar sociedades unipessoais por quotas e sociedades por quotas.

E não, a plataforma não serve apenas para criar novas empresas, uma vez que o Emprego Online 2.0 dará um apoio integrado no lançamento de novos negócios. Nesse sentido, está em desenvolvimento a funcionalidade que permite que o Registo do Beneficiário Efetivo seja feito na mesma plataforma e no momento de criação da empresa.

Depois de criada a empresa, a Empresas Online 2.0 passa a disponibilizar a ficha da empresa. Através dela, os intervenientes na sociedade passam a poder consultar as várias interações com o Estado, independente das entidades da administração pública responsáveis pelos serviços, ao longo do seu ciclo de vida, desde a sua criação à sua eventual extinção.

Finalmente, destacar ainda o facto de ser multi-língua. A plataforma estará já disponível em português e inglês e, em breve, também noutras línguas, potenciando a utilização por investidores estrangeiros.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados