Podem aproveitar de terça a sexta, sempre ao almoço.
Comida japonesa e comida mexicana. Podemos pegar por aqui para explicar que, a nível gastronómico, existem dezenas de restaurantes dedicados às cozinhas desses países. O problema, pois claro, é fazer a triagem de todos esses restaurantes, porque nem todos valem o nosso investimento e tempo.
Felizmente, não é esse o caso do Boca Linda, restaurante que abriu na Calçada do Marquês de Abrantes 92, no Bairro de Santos, em Lisboa, no ano passado. Respeitar a culinária tradicional mexicana é a proposta deste projeto, que conta com uma equipa 100% mexicana e uma forte inspiração na street food do país.
Basicamente, é um espaço que traz para Portugal a verdadeira alma da cozinha do México – um mosaico único de cores, sabores e alegria. E essa aposta começa por introduzir Lisboa às tradições gastronómicas do país.
É costume ouvir que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia – no México, isso é certamente verdade. O desayuno, pequeno-almoço mexicano, é uma refeição carregada de diferentes cores, aromas e sabores, com pratos fortes e saborosos que, em Portugal, não são tradicionalmente associados à primeira refeição do dia.
Segue-se a comida, equivalente ao almoço português, que é a maior refeição do dia, para a qual as famílias se reúnem à volta da mesa entre as 14h e as 16h. A cena – jantar em Portugal – é por norma uma refeição mais ligeira, para fechar o dia, quase um snack.
O Boca Linda juntou o desayuno e a comida numa proposta de brunch com sotaque e alma mexicana, evocando o espírito de celebração a que esses dois momentos estão associados no quotidiano do país.
Serve este pequeno contexto para referir que, após a nossa primeira visita ao espaço, fomos novamente convidados a visitar o Boca Linda, mas desta vez para opinarmos sobre quais as opções que deveriam constar do menu executivo de almoço. E uma coisa é certa: a riqueza da comida mexicana está prometida.
O menu é composto por um aperitivo a escolher entre Guacamole ou Pico de Gallo, uma sopa do dia, adaptada à estação do ano e variando com a sugestão do chef, um prato forte a optar entre os pratos típicos de almoço Chilaquiles, Enfrijoladas, Huevos al gusto ou dois tacos ou tostas à escolha do cliente.
As Chilaquiles verdes, rojos o divorciados é um dos pratos mais populares no almoço mexicano, constituído por uma base de totopos de milho coberta em molho de chile vermelho (rojo) ou molho verde com cebola vermelha marinada (verde) ou ainda divorciados, quando se combinam os dois molhos, mas sem se fundirem. Já as Enfrijoladas, outro dos pratos mais populares de almoço, é confecionado à base dos ingredientes mais típicos mexicanos, onde é rei a tortilha de milho em molho de feijão preto, queijo fresco, natas e cebola vermelha marinada. Na categoria de Huevos al gusto, a única dificuldade vai ser escolher entre os deliciosos Huevos Rancheros ou Huevos Revultos. Os primeiros são compostos por dois ovos estrelados sob uma tortilla de milho com molho de chile vermelho, verde ou divorciados, e os famosos Huevos Revueltos, mexidos à mexicana, “apimentados” com chouriço, fiambre ou queijo.
O melhor de tudo? O menu executivo custa 18€, um preço bem simpático para um restaurante destes.
Situado na Calçada do Marquês de Abrantes 92, em Santos, o Boca Linda tem capacidade para 70 pessoas e está aberto de terça a sábado das 12h às 02h e domingo das 12h às 17h. Os almoços executivos serão servidos, exclusivamente, de terça a sexta das 12h às 15h.
Para reservas, podem fazer através do The Fork ou ligando para o 937041918.