Trata-se de uma “estrada verde” de três municípios do Parque Natural da Serra da Estrela.
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presidiu esta semana, em Gouveia, no distrito da Guarda, à celebração de um contrato intermunicipal entre as autarquias de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, para a elaboração do projeto de uma “estrada verde” de ligação dos territórios ao maciço central da Serra da Estrela.
No âmbito do acordo, os três municípios estabeleceram o contrato que vai permitir a requalificação e pavimentação de um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) até à entrada no concelho de Manteigas.
“Estamos a começar o projeto pelas fundações, porque o projeto tem de dar a prova de que é exequível no tempo. E este é o tempo. Também estou de acordo com os nossos autarcas. Se não fizermos agora este projeto, não teremos mais condições para o fazer, até porque não podemos ignorar que este projeto surge no âmbito de outro trabalho que também estamos a fazer, que é o Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)”, afirmou Ana Abrunhosa.
Por sua vez, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, valorizou o projeto da “estrada verde” porque a aposta na mobilidade “é essencial para evitar o isolamento das populações” e para criar condições que fixem e atraiam cada vez mais pessoas.
Foto de: Turismo do Centro