Mosteiro de Ancede sofre transformação e passa a centro cultural

- Publicidade -

A requalificação do Mosteiro de Ancede procurou manter a maior variedade possível das marcas dos diferentes períodos temporais.

A Câmara Municipal de Baião inaugura esta sexta-feira, 21 de abril, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião (MACC), que surge essencialmente da requalificação, e consequentemente transformação, do Mosteiro de Ancede no novo Centro Cultural da Região, com o objetivo de atrair 16.000 visitantes por ano até 2025.

Tratando-se de um complexo que inclui várias unidades, o Mosteiro integra simultaneamente projetos de dois arquitetos – Siza Vieira, cujo trabalho se materializa no Mosteiro, na Casa dos Moços e no Adro da Igreja (em execução), e Daniel Vale, que assina a obra referente à Igreja. Já projetados, mas a aguardar financiamento, estão os Celeiros, o parque de estacionamento, o pombal, a eira, as cercas e os jardins.

O icónico Mosteiro cuja origem é anterior à fundação de Portugal foi alvo, desde 2001, de cinco fases de intervenção destinadas a conservar, restaurar e reabilitar o espaço nas diversas valências dotando-o, atualmente, de um Claustro com capacidade para 300 pessoas, a que se junta um auditório com 80 lugares e espaços expositivos capazes de acolher 25 pessoas por hora, para além da área exterior.

A requalificação do Mosteiro de Ancede procurou manter a maior variedade possível das marcas dos diferentes períodos temporais. O monumento românico apresenta um conjunto edificado anterior à formação de Portugal, mas revela ainda evidências do passado de outros edifícios referentes ao período romano.

O elemento reconhecível do Mosteiro é a rosácea da Igreja, claramente medieval ou românica, existindo elementos do Barroco, no qual se destaca a Capela do Bom Despacho.

A visita ao espaço tem duas componentes no mesmo edifício: no piso térreo o conceito de ruína consolidada e, ao nível do primeiro piso, a parte requalificada com os espaços expositivos e culturais.

Recuperando a vida do Mosteiro como espaço de cultura e ciência, a Câmara Municipal de Baião tem como objetivo que os espaços históricos preservados sejam utilizados nas várias possibilidades de programação cultural, em qualquer umas das artes que se defina para aquelas áreas, contando com conceção museográfica da GloryBox, cuja programação decorre ao longo de todo o ano com exposições diversas.

Com quatro eixos estratégicos de actuação, o MACC tem uma componente museográfica de memória do espaço e do território, na qual estão integrados elementos artísticos de elevado valor patrimonial, como o tríptico flamengo do séc. XVI de Jos Van Cleef que será exposto na Sacristia, a cruz processional medieval e a capela do Bom Despacho, um exemplo exuberante e único do estilo Barroco em Portugal.

Uma coleção de Arte Sacra que integra quadros, vários cristos, santos, um relicário com osso de S. Bartolomeu, uma cruz processional e um prato de esmolas da Nuremberga faz parte da coleção permanente do Mosteiro de Ancede, assim como uma exposição com vários objectos que contam a evolução do território, desde a pré-história até ao século XVII, como pontas de seta, contas de colar, vasos de cerâmica, aras romanas, moeda romanas, espora medieval, um relicário com a cabeça santa e uma pauta de música dominicana do sec. XVII.

Na vertente cultural, o Mosteiro de Ancede é o novo Centro Cultural da Região que apresenta uma programação diversificada que propõe diferentes abordagens e a arte nos vários contrastes. Do ponto de vista educativo, o núcleo romano identificado na quinta que circunda o Mosteiro serve de ponto de partida para estudos arqueológicos e para uma maior proximidade à comunidade escolar. Paralelamente, a abordagem científica é realizada através de uma crescente proximidade à Academia, à produção de conhecimento e ao estudo do local e da envolvente.

A requalificação foi assumida em mais de um terço do investimento a cargo da Câmara Municipal de Baião. No total, esta obra teve um custo de 3,7 milhões de euros.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados