O cartão que deves ter caso necessites de assistência médica no estrangeiro

- Publicidade -

Todos sabemos que os azares não acontecem só aos outros. Se estiveres em viagem, tens de estar sempre alerta e convém saberes dos teus direitos enquanto cidadão europeu. E a saúde é algo que não se descura. É por isso que hoje falamos do Cartão Europeu de Seguro de Doença, um cartão que quase funciona como um seguro de saúde quando estás em viagem… com a vantagem de ser totalmente gratuito.

Se viajares para um dos 28 Estados-membros da União Europeia, e ainda Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, fica a saber que, com o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), poderás obter acesso aos cuidados de saúde que necessitares durante a tua estadia temporária em qualquer um dos Estados-Membros e nos outros quatro países que mencionámos.

O cartão é de modelo único e gratuito. É válido durante três anos e foi concebido para simplificar a tua identificação e da instituição que é financeiramente responsável pelos custos dos cuidados de saúde que possas vir a necessitar.

Atenção que este cartão não é uma alternativa ao seguro de viagem, nem tão pouco abrange aquelas situações em que alguém se desloca a outro Estado para receber tratamento médico. Também não cobre cuidados de saúde prestados no sistema de saúde privado nem outras despesas.

Caso não tenhas o cartão, a opção passa por pagares os cuidados de saúde diretamente ao prestador e, assim que regressares a Portugal, pedires o reembolso das despesas.

O CESD é um cartão nominativo e individual, pelo que cada pessoa deve ter o seu. Podes pedir o teu cartão na Internet através do site da Segurança Social Direta ou presencialmente num dos serviços de atendimento da Segurança Social, nas lojas do cidadão e nos serviços do subsistema de saúde do interessado. Se precisares de mais informações, só tens de clicar aqui.

Para mais Echo Boomer, segue-nos no FacebookTwitter e Instagram.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados