Uma obra com um prazo de execução de 270 dias e um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros.
Em abril do ano passado, a IP – Infraestruturas de Portugal avançava que haviam começado os trabalhos de reforço estrutural da Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém.
A intervenção visava reforçar as condições de integridade dos pilares da ponte e a proteção das suas fundações contra os efeitos da erosão provocada pela corrente do rio Tejo. Essa intervenção está agora concluída.
Esta ponte, outrora ao serviço do transito ferroviário, hoje permite a circulação de carros e peões entre concelhos. Atualmente, a IP detém a responsabilidade pela manutenção da infraestrutura da obra de arte. Com efeito, e na sequência de uma inspeção estrutural detalhada à ponte, foram identificadas várias necessidades de intervenção, com destaque para o Pilar P13 e para o desempenho do aparelho de apoio do Encontro E2.
Dada a proximidade entre os pilares da ponte Rainha D. Amélia e da ponte ferroviária na proximidade, a IP decidiu estudar soluções de proteção das fundações que abrangessem os pilares de ambas as pontes, de modo assegurar a segurança dos utilizadores da obra de arte.
Em termos de trabalhos, a empreitada consistiu ainda:
- Limpeza das superfícies dos pilares e encontros;
- Selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares e encontros, com o refechamento com uma argamassa à base de cal hidráulica natural e inertes;
- Proteção da base dos pilares, através do encamisamento adicional da base dos pilares com recurso a cofragens metálicas e microbetão submerso;
- Substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2.
A ponte Rainha D. Amélia foi construída em 1903 e tem uma extensão total de 840 metros.