Em breve, possível fazer o percurso tanto a pé, como de bicicleta.
A apresentação do projeto aconteceu em 2017, ano em que foi concluída a primeira fase, com a abertura do troço entre a estação de Santa Iria de Azóia e o pontão da BP, num percurso pedonal de 740 metros. Já em 2021, ficámos a saber que a Câmara Municipal de Loures aprovara o lançamento de um concurso público internacional para a construção do percurso ribeirinho de Loures, que prevê a criação de uma pista ciclável e pedonal com cerca de seis quilómetros de extensão entre Santa Iria de Azóia e a Bobadela.
Porém, foi somente em julho do ano passado que a Câmara de Loures lançou o concurso para a empreitada. Na altura, a autarquia estimava concluir durante o 1.º semestre de 2023 o troço do percurso ribeirinho que irá ligar o município ao de Vila Franca de Xira. E é mesmo isso que vai acontecer.
Na mais recente reunião, realizada no passado dia 5 de abril, a Câmara de Loures anunciou a boa nova: o percurso ribeirinho vai ser inaugurado durante o mês de junho.
O projeto desenvolveu-se em estacaria de madeira, de modo a evitar um maior impacto ambiental com a fauna e flora existente. Além disso, e como seria de esperar, foram criados alguns pontos de paragem para descanso, com zonas de sombra e equipados com bancos. Na verdade, ao longo do percurso, existem sete pontos de paragem e descanso.
O investimento para esta obra foi de 11 milhões de euros.