A Comissão Europeia anunciou em comunicado que a Nintendo aceitou iniciar a reparação gratuita dos comandos da Nintendo Switch.
Apesar dos avanços geracionais das consolas modernas, o Stick-Drift tem sido um dos problemas que assombra todos os jogadores, com os analógicos dos seus comandos a não responderem corretamente ou a ficarem altamente descalibrados.
Os jogadores da Nintendo Switch são uns dos mais afetados pelo fenómeno, ficando, por vezes, com comandos estragados nas mãos, e sem a possibilidade de trocarem ou de repararem sem terem que pagar, correndo também o risco de perderem garantias e suporte da Nintendo.
Felizmente, a tecnológica nipónica, sob pressão da Comissão Europeia, vai agora disponibilizar reparações gratuitas dos comandos nos seus centros de reparação, independentemente da causa dos danos, e até mesmo com garantias dadas pela Nintendo já expiradas. Significa, portanto, que a reparação gratuita dos Joy-Cons vai para lá do Stick-Drift.
De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, em janeiro de 2021 registavam-se 25 mil reclamações na Consumer Protection Cooperation (CPC), um número que, apesar de elevado, não faz justiça ao potencial verdadeiro número de casos registados em todo o mundo, mas que foi o suficiente para que a Comissão Europeia tenha iniciado o seu plano de propostas à Nintendo para oferecer opções mais acessíveis aos utilizadores lesados.
Caso sejam um dos lesados com o stick-drift, podem recorrer aos serviços de assistência da Nintendo na sua página oficial, onde encontram também assistência para outros casos em diferentes periféricos e consolas.