Extensão do Metro Sul do Tejo, novas pontes rodoviárias e uma via pedonal e ciclável entre Almada e Alcochete. Eis o projeto do Arco Ribeirinho Sul

- Publicidade -

Porém, não foram adiantadas quaisquer datas.

“A margem esquerda do Tejo merece um grande projeto de regeneração urbana”, afirmou esta quarta-feira, dia 29 de março, o Primeiro-Ministro António Costa na cerimónia de apresentação do projeto do Arco Ribeirinho Sul, no Barreiro, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo, no distrito de Setúbal.

O Arco Ribeirinho Sul é um projeto de requalificação urbana que nasce da vontade de revitalizar e requalificar as zonas ribeirinhas entre os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, que pretende “devolver a este território um ambiente seguro, sustentável e atrativo para quem visita a região e para quem nela habita e cresce”. O projeto referencia o Tejo, como “um rio em forma de um mar de oportunidades ainda por explorar”.

Estão prometidas várias coisas: a extensão do Metro Sul do Tejo a outros concelhos da margem sul, um novo terminal fluvial na Moita para fazer ligação a Lisboa, novas pontes rodoviárias entre Barreiro-Seixal e Barreiro-Montijo, e um corredor ribeirinho com via pedonal e ciclável, com estrutura verde, e uma extensão de 38 quilómetros, que ligará Almada a Alcochete.

O projeto prevê ainda a criação de um Plano Geral de Mobilidade, a construção de habitação pública com arrendamento acessível e a criação de um novo Pólo de emprego qualificado que beneficie toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Aguardamos por mais detalhes de todos estes projetos, sendo que não foram avançadas quaisquer datas.

Foto: CM Alcochete

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados