Tudo devido à baixa utilização da mesma.
Estávamos em 2007. Na altura surgia o site Leiloes.net, plataforma de compra e venda de produtos em segunda mão muito conhecida pelas licitações, isto é, onde os utilizadores tentavam comprar coisas em leilões, com poucos a usar na altura a opção de comprar já.
Os anos passaram, os hábitos de consumo mudaram e, no início de 2013, o Leiloes.net deixou de existir em separado, passando a estar integrado no site de classificados Coisas.com. Tudo porque, há 10 anos, já eram poucas as pessoas que licitavam produtos, preferindo optar pelo comprar já para não perderem muito tempo.
Ambas as plataformas eram detidas pela FixeAds, que também detém o OLX, líder incontestável do mercado no que toca a sites de classificados. E com o passar do tempo, o Coisas caiu cada vez mais em desuso, tanto que muitos dos novos consumidores atuais nem conhecem tal plataforma. E é por isso que a FixeAds tomou agora a decisão de encerrar esse portal.
Num email enviado aos utilizadores registados na plataforma, é dito que devido “à baixa utilização da mesma e aos desafios envolvidos na manutenção de um produto de sucesso que corresponda às expectativas dos utilizadores, a OLX vem anunciar a sua decisão de encerrar a Plataforma Coisas a partir do dia 14 de Maio de 2023”.
O que significa este encerramento da plataforma Coisas no imediato?
Bom, significa que têm até esse dia para tratarem de algumas questões, como extração de dados ou pedidos de reembolso.
No dia 14 de maio, as contas serão encerradas e a plataforma começará a apagar os dados, incluindo, sem limitar, o conteúdo das contas e das lojas, registo de atividades, mensagens e anúncios.
O processo de apagamento dos dados poderá levar alguns meses até que esteja completo e o conteúdo poderá permanecer visível durante esse período. Contudo, os clientes apenas terão a possibilidade de extrair os seus dados até ao dia 14 de maio de 2023, devendo para o efeito fazer essa solicitação via email a partir do email associado à sua conta na Plataforma Coisas.
Na eventualidade de terem algum saldo disponível na vossa conta de utilizador na Plataforma Coisas, deverão entrar em contacto até ao dia 14 de maio através do formulário para pedidos de reembolso e indicar os seguintes dados para que a plataforma possa proceder ao reembolso: IBAN, nome completo / firma, morada fiscal e n.º de identificação fiscal.
A plataforma refere que será emitida uma nota de crédito, a qual será enviada e que deverá ser devolvida e assinada. Por outro lado, a Coisas.com dá conta de que o reembolso será processado no prazo de 14 dias a contar da data de receção do pedido que cumpra com as condições indicadas.
Tenham em mente que atrasos poderão suceder, ou um prazo superior ser aplicável ao previsto no processo de reembolso, por razões de ordem técnica ou outros constrangimentos operacionais, nomeadamente, mas não exclusivamente, o volume de pedidos endereçados.
É necessário comunicar o pedido de reembolso no email: profissional@coisas.com
Boa tarde, também tenho 10,00, os quais já pedi o reembolso atempadamente e até agora ainda não recebi nada.
São 10,00 Euros que nunca usei. Agradeço a devolução o mais breve possível. Aguardo contacto.
Cumprimentos (BRUCNER) – António Coutinho
BOA NOITE, GOSTAVA DE SABER SE SE PASSA ALGUMA COISA EM RELAÇÃO À DEVOLUÇÃO DE 10,00 EUROS QUE OPORTUNAMENTE SOLICITEI QUE TINHA NA MINHA CONTA DESDE QUE COMECEI A USAR O (LEILÕES) COISAS PARA FAZER VÁRIAS COMPRAS. NOTA ESTAVAM DEPOSITADOS PARA SE EU QUISESSE VENDER ALGUMA COISA, MAS NUNCA VENDI NADA. AGRADEÇO A RESOLUÇÃO DO MEU PROBLEMA O MAIS URGENTE POSSÍVEL.
CUMPRIMENTOS
ANTÓNIO COUTINHO
Boa tarde. Tenho registo no coisas já há vários anos assim como no olx desde 2008.
Agradecia saber se ainda vou a tempo de fazerem o resgate do meu saldo nessa plataforma e como o poderei fazer.
Aguardo resposta e obrigada.