De acordo com um leitor do Echo Boomer, a obra deverá começar algures durante o próximo verão.
No final do ano passado ficámos a saber que a Mercadona tinha intenções de abrir uma loja na cidade de Coimbra algures em 2024, com o supermercado a ficar localizado no Atrium Solum. Na verdade, acaba por não ser, de todo, surpreendente, dado que a Mercadona tem vindo a trabalhar com vários fornecedores locais do distrito há vários anos, como é o caso da Quinta de Jugais, Frutitaipina, Maçarico ou a Nutriva, que produz a famosa tarte de bolacha que já é um sucesso de vendas.
Tal como todas as outras lojas, também a Mercadona Coimbra terá uma área de vendas de 1.900 m2 divididos entre as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos. Esta zona, aliás, será ampliada nesta loja para proporcionar um espaço de convívio, sendo que terá à disposição dos clientes uma máquina de café e ficará inserida numa galeria de 400 m2 com luz natural.
Mas isto já se sabia. Aliás, as primeiras informações sobre uma possível instalação da Mercadona na cidade surgiram em 2021, quando a coligação Juntos Somos Coimbra referiu que a porta estava aberta para o licenciamento, mas que o processo estava a ser analisado. Antes disso, já havia sido aprovado um pedido de informação prévia para a construção de um supermercado desta cadeia no Atrium Solum.
Mas este é um assunto que tem dado que falar. De acordo com a agência Lusa, vários comerciantes do Atrium Solum manifestaram na altura a sua preocupação com a possível instalação de uma unidade da Mercadona naquele local, alertando para o fim de um espaço que também é local de encontro. Em todo o caso, o processo é mesmo para avançar, havendo condições para dar início à obra.
Esta segunda-feira, em reunião da Câmara de Coimbra, a vereadora com o pelouro do urbanismo, Ana Bastos, referiu que a única forma de reverter a instalação do Mercadona naquele local seria um novo parecer jurídico que desse um outro sentido ao processo.
“Pedi um novo parecer jurídico e reiterou o conteúdo e orientação dados no primeiro. A arquitetura está aprovada e está em fase de aprovação de projetos de especialidade”, disse Ana Bastos, sendo que a aprovação deverá acontecer ainda durante esta semana.
De resto, o que podemos dizer é que, e de acordo com simpático leitor do Echo Boomer, a instalação da Mercadona Coimbra no Atrium Solum vai começar este verão.
Sabendo-se que as obras de uma nova loja Mercadona demora entre 9 a 12 meses, é bem provável que, até ao verão de 2024, a primeira loja da cadeia espanhola na cidade já esteja a funcionar.